NOTÍCIA
06 de janeiro
Arborização no sertão e desenvolvimento infantil
Com a confiança de especialistas, pudemos agir pela arborização no sertão.
Em abril de 2020 nossos agentes sociais, graças à uma doação de 2.000 mudas de árvores frutíferas do professor Deoclesiano, da Universidade Federal de Teresina, tiveram a oportunidade de realizar uma ação de arborização em diversas comunidades e em uma escola no sertão do Piauí, mais especificamente na região próxima a Paulistana.
As mudas das árvores foram distribuídas entre moradores e escolas locais.
Essa ação gerou benefícios já nos momentos de distribuição e plantio das mudas, como senso de pertencimento e integração da população e aprendizado de técnicas sobre como cuidar das árvores. Mas também é uma das ações que realizamos no sertão que trará muitas outras vantagens a longo prazo para todos os envolvidos.
Inclusive, FAÇA SUA DOAÇÃO e nos ajude a continuar com nossas missões sociais sustentáveis no sertão.
Uma árvore pode levar cerca de 15 anos para chegar até a idade adulta, e precisa de cuidado e atenção adequados até que esse momento chegue para que possam, de fato, frutificar e fazer valer a pena o esforço de seus donos. O plantio delas trará esperança para o futuro das famílias. Se cuidarem das árvores, hoje ainda pequenas, poderão ter nova forma de subsistência, poderão dar continuidade com o processo de arborização (com plantio de mais mudas e frutos) e até mesmo uma possível nova forma de lucro com a venda de seus frutos.
As famílias e escolas também irão possuir aquela sombrinha natural em seus quintais que é tão boa para se refrescar do calor que enfrentam durante o conhecido BRO BRÓ, período de maior seca e altas temperaturas no sertão.
O movimento de arborização no sertão ainda é extremamente importante por mais questões. Além dos ganhos já citados, também possuem influência positiva no crescimento e desenvolvimento das crianças locais. Crescer cercado da natureza, tocando, observando, mexendo, sentindo etc. Estimula a curiosidade natural que existe em toda criança e possibilita que elas desenvolvam uma maior sensibilidade para percepção do mundo acerca delas.
Essa nova possibilidade de viver e enxergar o mundo possibilita uma futura geração de adultos que se preocupem mais com a conservação do meio ambiente, uma vez que saberão o trabalho e o longo processo para cuidar de uma árvore e fazê-las crescer saudáveis. Trazendo chance de um futuro menos duro para as famílias sertanejas.
Como já mencionado, algumas árvores podem demorar cerca de 15 anos para chegar até a fase adulta, outras levam bem mais tempo que isso, porém facilmente, e num ritmo cada vez mais acelerado está acontecendo um desmonte ambiental que ameaça a saúde de todo o mundo. Nós, assim como muitas outras pessoas e organizações, estamos fazendo nossa parte, mas a natureza e os seres que vivem dela, não podem esperar mais 15 anos para que outras árvores cresçam.
Parte do povo sertanejo sofre com a seca, calor extremo e falta de alimento que poderiam ser resolvidos mais facilmente com mais árvores frutíferas, também outras espécies. Faça parte desse movimento e arborize o lugar onde você mora. Sua rua, a pracinha perto de sua casa, o lugar que for possível e legal. Plante árvores e lute para preservar aquelas que já estão de pé.
Juntos seremos capazes de construir um futuro melhor para todos.
Últimas notícias
Compartilhe
Copiar linkMAIS LIDAS
Frutas do sertão: conheça os sabores do nordeste
Muitas vezes associamos o sertão com o sol quente e uma terra infrutífera. Mas isso não é verdade. A região norte e nordeste do Brasil, principalmente o sertão nordestino, produz algumas das frutas mais deliciosas que podemos encontrar em solo brasileiro.
A importância do amor ao próximo
O problema da seca e suas consequências
Se quiser ir longe, vá acompanhado
Clima do sertão: conhecendo melhor o sertão nordestino
INSCREVA-SE
Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!