Arborização no sertão e desenvolvimento infantil

Com a confiança de especialistas, pudemos agir pela arborização no sertão.

Em abril de 2020 nossos agentes sociais, graças à uma doação de 2.000 mudas de árvores frutíferas do professor Deoclesiano, da Universidade Federal de Teresina, tiveram a oportunidade de realizar uma ação de arborização em diversas comunidades e em uma escola no sertão do Piauí, mais especificamente na região próxima a Paulistana.

As mudas das árvores foram distribuídas entre moradores e escolas locais.

Essa ação gerou benefícios já nos momentos de distribuição e plantio das mudas, como senso de pertencimento e integração da população e aprendizado de técnicas sobre como cuidar das árvores. Mas também é uma das ações que realizamos no sertão que trará muitas outras vantagens a longo prazo para todos os envolvidos.

Inclusive, FAÇA SUA DOAÇÃO e nos ajude a continuar com nossas missões sociais sustentáveis no sertão.

Uma árvore pode levar cerca de 15 anos para chegar até a idade adulta, e precisa de cuidado e atenção adequados até que esse momento chegue para que possam, de fato, frutificar e fazer valer a pena o esforço de seus donos. O plantio delas trará esperança para o futuro das famílias. Se cuidarem das árvores, hoje ainda pequenas, poderão ter nova forma de subsistência, poderão dar continuidade com o processo de arborização (com plantio de mais mudas e frutos) e até mesmo uma possível nova forma de lucro com a venda de seus frutos.

As famílias e escolas também irão possuir aquela sombrinha natural em seus quintais que é tão boa para se refrescar do calor que enfrentam durante o conhecido BRO BRÓ, período de maior seca e altas temperaturas no sertão.

O movimento de arborização no sertão ainda é extremamente importante por mais questões. Além dos ganhos já citados, também possuem influência positiva no crescimento e desenvolvimento das crianças locais. Crescer cercado da natureza, tocando, observando, mexendo, sentindo etc. Estimula a curiosidade natural que existe em toda criança e possibilita que elas desenvolvam uma maior sensibilidade para percepção do mundo acerca delas.

Essa nova possibilidade de viver e enxergar o mundo possibilita uma futura geração de adultos que se preocupem mais com a conservação do meio ambiente, uma vez que saberão o trabalho e o longo processo para cuidar de uma árvore e fazê-las crescer saudáveis. Trazendo chance de um futuro menos duro para as famílias sertanejas.

Como já mencionado, algumas árvores podem demorar cerca de 15 anos para chegar até a fase adulta, outras levam bem mais tempo que isso, porém facilmente, e num ritmo cada vez mais acelerado está acontecendo um desmonte ambiental que ameaça a saúde de todo o mundo. Nós, assim como muitas outras pessoas e organizações, estamos fazendo nossa parte, mas a natureza e os seres que vivem dela, não podem esperar mais 15 anos para que outras árvores cresçam.

Parte do povo sertanejo sofre com a seca, calor extremo e falta de alimento que poderiam ser resolvidos mais facilmente com mais árvores frutíferas, também outras espécies. Faça parte desse movimento e arborize o lugar onde você mora. Sua rua, a pracinha perto de sua casa, o lugar que for possível e legal. Plante árvores e lute para preservar aquelas que já estão de pé.

Juntos seremos capazes de construir um futuro melhor para todos.

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?