Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

A importância da leitura para o ser social

A leitura foi, e ainda é, temida e perseguida por diversas figuras autoritárias e anti-democráticas durante toda a história. Justamente porque essas pessoas conhecem a importância da leitura, o poder da educação e a essência inquietante e insubmissa da arte da literatura precisam ganhar espaço.

A leitura forma cidadãos críticos capazes de exercer sua cidadania e viver lutando por plenos direitos em qualquer sociedade em que estiverem inseridos. E é exatamente por isso que nós, do Instituto Livres, estamos planejando reativar a biblioteca local de Paulistana para que haja lá, um ambiente de desenvolvimento de cultura e lazer. Se engana quem pensa que os jovens dessa geração não se interessam mais por leitura, muito pelo contrário. Algo que nos foi relatado por um de nossos agentes sociais é que existem muitos jovens em Paulistana que, quando questionados sobre o que sentem falta na região, não hesitam em dizer que sentem falta de um lugar como a biblioteca, onde poderão ter momentos de lazer e desenvolvimento intelectual.

Por outro lado, a grande maioria desses mesmos jovens sequer tinha conhecimento de que o então local abandonado um foi uma biblioteca pública ativa e que era bastante frequentada pela comunidade.

Se tudo der certo, a revitalização da biblioteca irá proporcionar muitos benefícios para os paulistanenses:

-Senso de pertencimento e consciência de bem comum

Fazendo com que toda a população tenha a vontade de zelar pelo patrimônio local, reconhecendo a importância de cuidar daquilo que beneficia a todos.

-Ambiente de desenvolvimento de cultura e lazer

Poderão ter acesso à livros com conteúdo para realizar trabalhos, pesquisas, debates, enriquecimento intelectual, projetos e tudo mais que sua criatividade e oportunidades permitirem.

-Nova visão de mundo

Os livros apresentam novos e diferentes modos de interpretar o mundo que vivemos, dessa forma, permitem também modificar a realidade em que os jovens paulistanenses estão inseridos, pois os benefícios da leitura, uma vez que compreendidos, são levados pelo leitor ao grupo social que fazem parte.

Já houve um tempo na evolução da sociedade em que a leitura era direcionada apenas à nobreza e só os mais ricos poderiam ler e intervir de forma ativa na sociedade. Fomentar a leitura por meio da biblioteca é uma forma de lutar pela democratização da educação e por uma sociedade em que todos tenham mais chances de viverem vidas dignas.

Desenvolver o hábito da leitura é um desafio, pois ela precisa disputar espaço com outras tantas formas de entretenimento aparentemente mais chamativas, mas juntos conseguiremos tornar o hábito da leitura uma cultura local.

Se você tiver interesse em se aprofundar em mais artigos sobre a importância da leitura para a formação social do indivíduo, separamos um artigo de mesmo nome feito pela Danielle Santos de Brito, graduada em Letras pela Faculdade Don Domênico – Guarujá, que esclarece mais alguns pontos importantes sobre o assunto.

Para ficar por dentro de mais informações sobre o andamento de nossos projetos CLIQUE AQUI!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?