Voluntário é agente social

O trabalho voluntário é apontado por diversos estudos como uma maneira que algumas pessoas encontram de aliviar a pressão que sofrem em suas vidas rotineiras. Estilo de vida que muitas vezes acaba limitando a atuação dessas enquanto cidadãs e gera a necessidade de novas práticas em suas vidas. Como o voluntário é agente social, encontram nesse serviço a satisfação que necessitam.

O envolvimento com causas sociais supre essa urgência pessoal de trabalho humanitário que o trabalho voltado ao capital não conseguiria suprir.  

“A atuação voluntária parece preencher tais lacunas, permitindo àqueles que se envolvem nesse movimento encontrarem diversos níveis de satisfação de suas necessidades individuais.”, explicam Adriana Cristina Ferreira e Marco Antônio de Castro no artigo intitulado ‘O Voluntariado em questão: a subjetividade permitida’ para a Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da USP.

Se voluntariar para um causa traz inúmeros benefícios pessoais, como a vivência de momentos felizes com amigos, que consequentemente irá melhorar seu humor e evitar o desenvolvimento de quadro depressivo com a criação de boas memórias.

A prática da atividade voluntária ainda transforma quem a faz num agente social que leva consigo o amor e zelo dirigido ao outro. Também permite maior inserção do voluntário na sociedade.

O voluntariado é importante para a vida de quem o realiza pois o envolvimento com causas socias desperta aquela pessoa para a transformação de seu status quo, ou seja, uma vez que tem ciência dos problemas socias relacionados ao projeto que se envolveu, não irá mais ser alheio a eles. Agora deve sempre lutar para sua resolução. Dessa forma, deve lutar por um estado de bem estar social garantido a todos.

Como o voluntário é agente social, ele deve ser extremamente crítico em relação à importância de seu trabalho pois mesmo com tantos benefícios pessoais, o ofício não deve ser feito apenas com essa intenção. Os maiores beneficiados devem ser aqueles atendidos pelos projetos. Afinal, ser voluntário é ter a oportunidade de participar da democratização efetiva do Estado e da atuação na resolução dos problemas sociais.

Solidariedade crítica é o que buscamos gerar com nosso trabalho!

Nos ajude a continuar gerando soluções efetivas para as necessidades do Sertão do Piauí.

Doe!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?