Voluntário é agente social - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: [email protected] | [email protected]

NOTÍCIA

04 de setembro

Voluntário é agente social

O trabalho voluntário é apontado por diversos estudos como uma maneira que algumas pessoas encontram de aliviar a pressão que sofrem em suas vidas rotineiras. Estilo de vida que muitas vezes acaba limitando a atuação dessas enquanto cidadãs e gera a necessidade de novas práticas em suas vidas. Como o voluntário é agente social, encontram nesse serviço a satisfação que necessitam.

O envolvimento com causas sociais supre essa urgência pessoal de trabalho humanitário que o trabalho voltado ao capital não conseguiria suprir.  

“A atuação voluntária parece preencher tais lacunas, permitindo àqueles que se envolvem nesse movimento encontrarem diversos níveis de satisfação de suas necessidades individuais.”, explicam Adriana Cristina Ferreira e Marco Antônio de Castro no artigo intitulado ‘O Voluntariado em questão: a subjetividade permitida’ para a Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da USP.

Se voluntariar para um causa traz inúmeros benefícios pessoais, como a vivência de momentos felizes com amigos, que consequentemente irá melhorar seu humor e evitar o desenvolvimento de quadro depressivo com a criação de boas memórias.

A prática da atividade voluntária ainda transforma quem a faz num agente social que leva consigo o amor e zelo dirigido ao outro. Também permite maior inserção do voluntário na sociedade.

O voluntariado é importante para a vida de quem o realiza pois o envolvimento com causas socias desperta aquela pessoa para a transformação de seu status quo, ou seja, uma vez que tem ciência dos problemas socias relacionados ao projeto que se envolveu, não irá mais ser alheio a eles. Agora deve sempre lutar para sua resolução. Dessa forma, deve lutar por um estado de bem estar social garantido a todos.

Como o voluntário é agente social, ele deve ser extremamente crítico em relação à importância de seu trabalho pois mesmo com tantos benefícios pessoais, o ofício não deve ser feito apenas com essa intenção. Os maiores beneficiados devem ser aqueles atendidos pelos projetos. Afinal, ser voluntário é ter a oportunidade de participar da democratização efetiva do Estado e da atuação na resolução dos problemas sociais.

Solidariedade crítica é o que buscamos gerar com nosso trabalho!

Nos ajude a continuar gerando soluções efetivas para as necessidades do Sertão do Piauí.

Doe!


Últimas notícias

Impacto Livres celebra 10 anos com edição especial em Simões, Piauí

Por Dentro do Projeto Mais Água: Revelando a Realidade das Comunidades Sertanejas

Buscamos compreender a realidade das comunidades sertanejas do Nordeste brasileiro, o Mais Água visa enfrentar os desafios da escassez de água.

Construindo Futuros Promissores: Compromisso no Combate ao Abuso Infantil

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Livres busca proteção e bem-estar.

Juntos Pelo Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul - Saiba como ser eficiente na ajuda às vítimas dessa terrível tragédia!

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Conheça Nossos Amigos e Apoiadores

Personalidades influentes se unem ao Instituto Livres para promover mudanças significativas e proporcionar esperança e oportunidades para comunidades vulneráveis no sertão brasileiro.

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!