Veredas sertanejas – Abundância de Generosidade

Você sabe o que significa Veredas Sertanejas? Veredas são um tipo de vegetação do nordeste, do semiárido, um pouco mais amena que a caatinga. Contudo, no contexto do nosso artigo, as veredas são os caminhos pelo quais andamos, as trilhas, os acessos, as estradas.

 

Desde que chegamos no Piauí e iniciamos nossas ações, algo saltou aos nossos olhos: o povo sertanejo é extremamente generoso. Andamos por diversos lugares e, em cada um deles, independente dos desafios que as pessoas estejam enfrentando em seus lares, elas nos abençoam muito compartilhando daquilo que elas têm.

 

Essa realidade de gratidão e generosidade nos impactou e continua impactando cada pessoa que vem até aqui nos visitar, seja pelo projeto Impacto Sertão Livre ou pela experiência de missões Livres Experience.

 

Quando os “locais” abrem as portas de sua casa ou dispõem de suas cadeiras de balanço em sua calçada para nós, eles nos servem com muito amor. Desde um café com beiju até almoços e jantares com os frutos da roça e de suas criações de animais – quando o sertanejo tem, ele compartilha.

 

Mais de uma vez fomos surpreendidos com uma melancia bem doce, com um almoço abastado de carne de porco ou carne de carneiro, e o feijão de corda não pode faltar, já que é a base das plantações por aqui.

 

Em nossas veredas sertanejas, recentemente, levamos para casa muita polpa de umbu para fazer uma vitamina deliciosa chamada “umbuzada” – bate-se essa polpa cozida, leite e açúcar – e também muito milho, já que é época de colheita e as roças que prosperaram estão cheias deles. É claro que, ao andarmos por tantos lugares, nem sempre encontramos fartura.

 

O plantio é um processo de muito trabalho e paciência, afinal, se não chover o suficiente no chamado “inverno” – que vai de novembro a março em média – muitas famílias perdem seu sustento. E ainda que falte a chuva, não falta contentamento. O povo pode se entristecer, mas continua grato.

 

É nesses momentos que, através de doações e contribuições, nós, da Missão Livres, podemos ajudar as famílias com feirinhas (cestas básicas). Está no nosso coração levar, junto com o Pão da Vida, também o pão físico, sempre que possível.

 

A generosidade sertaneja tem nos confrontado e gostaríamos de deixar algumas perguntas para você: você tem sido grato por todo o sustento e provisão que chegam em suas mãos? A gratidão e confiança de que Deus não deixará nada faltar a você tem te levado a atitudes de generosidade? Te convidamos a meditar sobre isso conosco e, se necessário for, mudar o seu olhar sobre esses temas.

 

Para finalizar, deixamos um convite muito especial pra você: no mês de julho, teremos o Impacto Sertão Livre! Sim, você pode conhecer pessoalmente esse povo e essa realidade que tem nos inspirado tanto.

 

Impactaremos a cidade de Patos do Piauí dos dias 17 a 23 de julho, e a cidade de Jacobina dos dias 24 a 30 de julho. Venha compartilhar o amor de Jesus aos sertanejos, servir com sua vida e seu tempo. Acesse o link para inscrição aqui

 

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?