Vazamento na rede de distribuição - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: pix@institutolivres.org.br | pix@livres.social

NOTÍCIA

03 de fevereiro

Vazamento na rede de distribuição

Na quarta-feira (27/01), durante o período da manhã, houve o vazamento na rede de distribuição de água no Centro de Teresina-PI que foi responsável pelo desabastecimento de mais de 15 bairros da região.

Devido à complexidade da resolução desse problema, a fim de evitar mais complicações, incluindo o desperdiço de água, a concessionária Águas de Teresina precisou também cortar o fornecimento para os bairros de Mafuá, Nossa Senhora das Graças, São Pedro, Pio XII, Frei Serafim, Cidade Nova, Vermelha, Tabuleta, Três Andares, Macaúba, Monte Castelo, Ilhotas, Centro, Cabral e Piçarra e pediu a colaboração e compreensão de todos.

A previsão era que tudo já fosse resolvido até às 14h do mesmo dia. Então os moradores dessas comunidades já voltariam à suas vidas normais.

Seria muito bom se todos os problemas relacionados à falta d’água no Piauí, e em todas as regiões do Brasil que ainda sofrem com a falta desse recurso, fossem de mais fácil resolução como esses que os quinze bairros passaram no dia 27.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), organização que assumiu a responsabilidade de monitorar ameaças naturais em municípios brasileiros, realizou, na segunda quinzena de 2020, um levantamento das condições de seca na região Nordeste, local em que se encontram a maioria de nossos projetos. Os dados que obtiveram são, no mínimo, preocupantes e indicam um avanço considerável da seca na região. Eles apontam um aumento de 85 para 202 regiões afetadas pela falta d’água.

Para conferir na íntegra todas as informações, basta acessar o site deles clicando aqui.

Além de todos os problemas que já conhecemos e sempre evidenciamos que vêm acompanhados da falta d’água, como a falta de higiene básica, mal desempenho nas tarefas diárias, como trabalho e estudo, falta de acesso à determinados tratamentos médicos, o que também ganha destaque nessa edição dos estudos do Cemaden é o impacto que essa condição de seca pode ter na agricultura familiar das comunidades.

Essa forma de subsistência familiar é, em grande parte dos casos, uma saída para a falta de recursos financeiros que permitam compra de alimentos de origem vegetal ou animal. Porém, com a falta d’água está cada vez mais difícil para as famílias manter sua pequenas plantações funcionando. O solo seco se torna cada vez menos solícito à agricultura e pecuária.

O vazamento na rede de distribuição do Centro de Teresina acaba se tornando um dos menores problemas quando ainda existem regiões que sequer possuem encanamento para água, não concorda?

Com o projeto de soluções hídricas Mais Água, trabalhamos para mudar essa realidade e fornecer água de qualidade para as comunidades no sertão do Piauí. Hoje já conseguimos ajudar a mudar a realidade de 31 comunidades com alguma das soluções oferecidas pelo Mais Água.

Porém, na realidade de pandemia e incerteza de vacinação que ainda vivemos, muitas pessoas têm deixado de nos apoiar com suas doações. O que dificulta muito a continuação de nosso trabalho.

Nos ajude a levar água para mais pessoas, faça um Pix e leve água para o sertão.

Nossa chave Pix para recebimento de doação é: 08.052.116/0001-86

Se quiser saber como doar pelo Pix, basta CLICAR AQUI!


Últimas notícias

Como se preparar para uma viagem voluntária inesquecível

Descubra como se preparar para uma viagem voluntária!

Voluntariado médico no sertão: um ato de amor que transforma vidas

Voluntariado médico no sertão leva cuidado, acolhimento e dignidade. Saiba mais!

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: inclusão começa com informação

Entenda o que é o autismo, seus sinais e níveis!

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!



    Botão Fechar
    Verificado pela Leadster
    Botão Fechar
    Logo