Um encontro que gera comunhão e capacitação

A fim de viver um tempo de comunhão e capacitação com as lideranças de comunidades, povoados e quilombos de Paulistana-PI realizamos, no dia 31/10, um evento que envolveu 18 líderes locais e nossa equipe de agentes sociais, voluntários e parceiros no sertão.

Dentre os envolvidos no evento, estavam líderes das seguintes regiões:

Quilombo Angical; Quilombo Sombrio; Quilombo Contente; Quilombo San Martin; Quilombo Caititu – Curral Novo; Assentamento Cachoeira; Povoado Bate Maré; Povoado Barro Vermelho; Povoado Serra Vermelha; Povoado Itaizinho; Comunidade Imbuzeiro; Comunidade Humaitá; Comunidade Assunção; Comunidade Vereda do Rancho; Comunidade Tamanduá; Comunidade Serra Branca; Comunidade Rocinha.

Durante todo o dia foram desenvolvidas atividades que resultariam no aperfeiçoamento dos envolvidos em diversos assuntos como a criatividade, sustentabilidade e inovação.

Para que todos se sentissem confortáveis, acolhidos e familiarizados, foram realizados diversos momentos propícios à conversa e troca de experiências, como o café da manhã, o bate papo para apresentação de todos, o almoço e a entrega de lembranças ao fim do evento.

Segundo o líder do Livres na região, Ivan Tenente, “Foi uma experiência fantástica, nunca ouve uma ação como essa para os líderes. Fomos os pioneiros. Outro ponto importante foi ver o reconhecimento deles com ação, todos gostaram de estar juntos trocando ideias. Acredito também que os líderes estarão mais abertos para relacionar-se, para trocarem informações em si.”

Dentre os momentos direcionados ao aprendizado e desenvolvimento, aconteceram palestras sobre histórias de superação de figuras conhecidas na região, palestras sobres os ‘6 Cs da Liderança’ (conhecimento, criatividade, compartilhamento, convicção, cuidado e credibilidade), também um momento muito especial de apresentação do trabalho conhecido como ‘Sisteminha’. Um sistema de plantação e criação de animais voltado à erradicação da fome e da pobreza dos locais em que ele está instalado por meio da produção de alimentos para subsistência das comunidades. Método de criação e plantação que salva muitas vidas com alimentos mais saudáveis e acessíveis.

Inclusive, essa forma de produção nos quintais das comunidades foi essencial para que elas conseguissem passar pela crise causada pela COVID-19 sem passar fome nem maiores necessidades.

Os resultados positivos desse encontro que gerou comunhão e capacitação já estão repercutindo pela região e a Francilene, da comunidade Assunção, tem muito a dizer sobre tudo que viveu nesse dia:

“Venho agradecer em nome da comunidade Assunção pelo convite e pela recepção. Foi muito bom conhecer os trabalhos que o Instituto Livres realiza para mais oportunidades em nossas comunidades. Saiba que a nossa comunidade estará sempre disposta a receber vocês. Muito obrigado a todos, amei nosso primeiro encontro dos líderes!” – Francilene

“Olha, boa tarde. Queria agradecer o Ivan e toda sua equipe Livres porque hoje tive oportunidade de conhecer novas pessoas e dizer que foi muito gratificante estar essa manhã com vocês e a dificuldade que as famílias sofre muito e a falta de água. A maioria não recebe da água encanada e é muito triste, mas eu tenho fé que isso vai ser resolvido com o trabalho de vcs. Obrigada de coração por tudo que vem fazendo pela a nossa comunidade” – Cristiane, líder do povoado Itaizinho.

“Sou Edvan Borges, popularmente conhecido por Dill Borges! Sou do Assentamento Serra Branca! Comunidade dista 22 km da Sede do município de Paulistana. Quero agradecer de coração a todos e todas que fazem parte do Instituto livre, agradecer pelo convite e pela recepção calorosa, pois fui muito bem recebido. Pra mim foi muito gratificante, pois tive a oportunidade de conhecer e interagir com outros líderes e outras lideres de outras comunidades. Mais uma vez agradeço ao Instituto Livres! Dizer que foi maravilhoso estar na companhia de vcs, no nosso primeiro encontro de líderes. Foi tudo de BOM!

Nos ajude a continuar criando mais oportunidades para que as comunidades no sertão do Piauí possam crescer cada vez mais em comunhão e capacitação!

Doe e faça parte dessa história!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?