Trabalho voluntário ajuda na carreira profissional

Segundo a matéria publicada no site nsc total, recrutadores veem com bons olhos currículos que têm experiências voluntárias, ou seja, o trabalho voluntário pode render bons frutos para a carreira profissional e gerar impactos positivos na sociedade.

Neste artigo, listamos alguns benefícios que o trabalho voluntário traz para a carreira profissional. 

 

1 – Melhora seu poder de comunicação

Sem dúvida alguma, o voluntariado mudará sua forma de ver a vida e as pessoas, portanto, suas experiências o levarão à transformação do seu poder de comunicação; as novas conexões te farão aprender estratégias de persuasão, linguagem e integração. A comunicação é essencial para o profissional no mercado de trabalho. Pessoas que se comunicam bem, têm mais chances de sucesso do que pessoas que não se comunicam bem.

 

2 – Círculo de amizades, contatos e promoção do networking

É neste modelo de trabalho que muitos encontram a oportunidade profissional de sua vida. Os relacionamentos são muito amplos e você poderá ter contato com diversos departamentos e funções, pois diferentemente de um trabalho remunerado onde você tem obrigação de exercer este ou aquele cargo, no voluntariado, você pode fazer tudo aquilo que tem aptidão e paixão, o que facilita muito os relacionamentos e as trocas de experiência entre todos.

 

3 – Enriquece seu currículo

O site vagas.com.br afirma que: “Incluir o trabalho voluntário no currículo é uma forma de demonstrar que você está desenvolvendo competências e ganhando experiência para buscar seu primeiro emprego ou para conquistar um cargo melhor. Isso porque atividades voluntárias expõem as pessoas a desafios, soluções de problemas, cumprimento de metas, relacionamento interpessoal, necessidade de liderança. E tudo isso acrescenta experiências ao currículo e histórias interessantes para contar nas entrevistas de emprego.”

 

4 – Contribui para suas habilidades e conhecimentos

O trabalho voluntário também desenvolve algumas competências que têm impacto muito positivo nas organizações. Alguns exemplos são humildade e gratidão, que têm influência direta na liderança. Essas competências desenvolvem o cérebro, o espírito e as relações intra e interpessoais.

 

Viu como fazer trabalhos voluntários acrescenta muito na sua vida pessoal e carreira profissional? 

Saiba mais sobre como ser um voluntário do Livres!

Texto escrito por Eduardo Joppert, voluntário do Livres.

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?