NOTÍCIA
30 de julho
Trabalho infantil pode piorar no Brasil
O cenário do Trabalho Infantil pode piorar no Brasil
A gente acha que não é real, mas a verdade é que, com a pandemia do covid-19, o cenário do trabalho infantil no Brasil pode piorar…
Você já parou para pensar quantas crianças e adolescentes estão expostos a diversos riscos, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19)?
Diariamente, milhares de meninos e meninas sofrem com as violações de seus direitos. O Brasil tem mais de 2,3* milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos de idade, expostos ao trabalho infantil. Em 2019, o Disque 100 registrou um aumento de 10%* e 75%*, respectivamente, nas denúncias de exploração do trabalho infantil e do trabalho escravo contra crianças e adolescentes, comparado ao ano de 2018.
A má notícia é que este cenário pode piorar, já que o aumento do desemprego e da vulnerabilidade das famílias de baixa renda pode intensificar a exposição de crianças a violação.
Para tentar mudar essa realidade, a campanha Não ao Trabalho Infantil tem como objetivo reforçar a importância do tema e orientar a sociedade sobre os prejuízos do trabalho infantil para uma criança e do trabalho desprotegido para um adolescente abaixo da idade mínima permitida pela legislação.
Mas, o que é o Trabalho Infantil? É todo o trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo dos 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Ocupações noturnas, perigosas, insalubres ou caracterizadas legalmente como piores formas de trabalho infantil são vetadas até os 18 anos de idade.
O trabalho precoce pode acarretar diversas consequências para o ser humano, desde físicas a psicológicas, que podem se perpetuar por toda a vida, impossibilitando a criança de ter uma vida adulta saudável. No Livres, no acolhimento Livre Ser, esse é um dos motivos pelos quais as crianças são removidas do núcleo familiar e acolhidas, a fim de que tenham direito a uma vida em ambientes seguros, saudáveis, propícios ao seu desenvolvimento.
O apoio dos doadores é fundamental para que nossas ações de assistência e cuidados com as crianças e adolescentes continuem mesmo com e apesar da pandemia! Seja um agente transformador conosco!
- Compartilhe a campanha em suas redes sociais e grupos de amigos;
- Use a hashtag #naoaotrabalhoinfantil
; - Saiba como denunciar a violação em www.naoaotrabalhoinfantil.
org.br.
A sua participação é muito importante para a prevenção e erradicação do trabalho infantil!
*Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2016 e Disque Direitos Humanos – Disque 100
Últimas notícias
Histórias que Transformam: Os Impactos do Projeto Livre Ser
Confira as histórias do projeto Livre Ser! Leia o artigo.
Hiperatividade: Quais São os Sintomas e Como Identificar?
Descubra tudo sobre a hiperatividade! Leia o artigo.
Saúde mental e emocional: como alcançar qualidade de vida?
Confira os pilares essenciais para o bem-estar emocional e físico.
Ser Criança: A Importância da Infância no Desenvolvimento Humano
Neste blog, exploramos o conceito de "criança" e sua importância!
Investimento Social Privado (ISP): Uma Abordagem para um Desenvolvimento Sustentável
Saiba o que é Investimento Social Privado (ISP) e sua importância!
O Espaço Livre Ser está em reforma!
O Instituto Livres está reformando o Espaço Livre Ser. Acompanhe nossas novidades!
Compartilhe
Copiar linkMAIS LIDAS
Frutas do sertão: conheça os sabores do nordeste
Muitas vezes associamos o sertão com o sol quente e uma terra infrutífera. Mas isso não é verdade. A região norte e nordeste do Brasil, principalmente o sertão nordestino, produz algumas das frutas mais deliciosas que podemos encontrar em solo brasileiro.
O problema da seca e suas consequências
A importância do amor ao próximo
Se quiser ir longe, vá acompanhado
Clima do sertão: conhecendo melhor o sertão nordestino
INSCREVA-SE
Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!