Seus filhos estão seguros na internet?

Está cada vez mais difícil controlar o fluxo de dados no ambiente digital, consequentemente, está mais difícil saber se estamos seguros na internet. O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) divulgou recentemente dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil – 2019 que indicam que, cerca de 89% das crianças e adolescentes em nosso país são usuários de internet.

O acesso ao meio digital é facilitado hoje em dia e pode ser feito de quase todo dispositivo que tenha a tecnologia necessária para conexão em rede. Na web encontramos as mais diversas informações, sejam elas boas ou ruins. Cabe a cada usuário filtrar e controlar o acesso que terá à cada conteúdo.

Além de toda essa informação, também existem pessoas com más intenções que encontram, nas falhas que temos ao usar ferramentas e aplicativos online, a oportunidade de obter nossas informações para se beneficiar e nos trazer algum tipo de prejuízo, que pode ser tanto financeiro, como quando usam dados bancários para compras online, quanto moral e psicológico, quando invadem e compartilham informações particulares que estavam armazenadas em nuvens.

Tudo isso traz consigo os seguintes questionamentos:

Será que todas essas crianças e adolescentes que possuem acesso à rede web sabem de fato utilizar a internet de forma segura? Eles estão seguros na internet?  

A Google LLC é uma empresa norte americana que está entre as organizações coorporativas mais conhecidas no mundo e uma das maiores empresas que trabalham com serviços relacionados e baseados na internet.

Pensando justamente em educar as crianças e adolescentes para aprenderem a usar ferramentas virtuais, a Google lançou uma espécie de jogo que conscientiza e ensina formas seguras e saudáveis do uso e da proteção de toda informação fornecida aos servidores.

Ela criou um ambiente virtual chamado de Interland, um reino online com quatro ilhas a serem exploradas. Em cada ilha existem desafios diferentes para serem realizados. O objetivo dessa exploração é, no final da jornada de cerca de 50 minutos, tornar o jogador um usuário um pouco mais consciente e ético das redes.

O ambiente utiliza linguagem e símbolos presentes na cultura jovem e possui uma estética bem animada, com bastante cores e músicas que tornam a navegação a melhor experiência possível.  

Cada uma das quatro ilhas existentes nesse reino possui um nome e ensina sobre um tema que merece atenção. Temos a Torre do Tesouro, a Montanha da Consciência, o Rio da Realidade e o Reino da Bondade.

Torre do Tesouro – Proteja seus segredos

Essa ilha ensina como podemos escapar dos hackers para que eles não roubem mensagens e informações pessoais que não devem ser compartilhadas publicamente.

Ensina também como criar uma senha segura para manter tudo bem guardado e protegido.

Montanha da Consciência – Compartilhe com cuidado

A Montanha da Consciência apresenta ao jogador um lugar em que todos se cruzam e, por isso, é preciso tomar cuidado com o que compartilha e quem tem acesso ao conteúdo compartilhado. Explica quais conteúdos podem ou não ser compartilhados, de que forma e com quem.

Rio da Realidade Não caia em armadilhas

A alusão feita nesse nível é que no rio de Interland existem muitas notícias, mas nem todas são verdadeiras e confiáveis. Dessa forma, mostram que é preciso usar de bom senso para saber discernir aquela informação em que se pode ou não acreditar e como reagir ao recebimento de informações suspeitas como anúncios e e-mails que servem para pessoas mal intencionadas conseguirem informações pessoais, prática conhecida como ‘phisher’.

Reino da Bondade – É legal ser gentil

Aqui descobrimos como ter coragem para lidar com encrenqueiros e a importância de compartilhar mensagens positivas, capazes de causar reações em cadeia. Ajudando a tornar o ambiente virtual um lugar melhor para conviver.

Ao término essa jornada, o participante ainda pode receber um certificado de bom usuário. Por isso, recomendamos que, se possível, apresente e faça essa experiência junto de seu filho para que ela sirva como o início de uma nova caminhada: a de juntos, criarmos cada vez mais segurança, empatia e bons usuários de rede e deixar as crianças e adolescentes cada vez mais seguros na internet.

Se quiser ficar por dentro de mais informações como essa, confira nossas notícias!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?