NOTÍCIA
22 de outubro
Seus filhos estão seguros na internet?
Está cada vez mais difícil controlar o fluxo de dados no ambiente digital, consequentemente, está mais difícil saber se estamos seguros na internet. O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) divulgou recentemente dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil – 2019 que indicam que, cerca de 89% das crianças e adolescentes em nosso país são usuários de internet.
O acesso ao meio digital é facilitado hoje em dia e pode ser feito de quase todo dispositivo que tenha a tecnologia necessária para conexão em rede. Na web encontramos as mais diversas informações, sejam elas boas ou ruins. Cabe a cada usuário filtrar e controlar o acesso que terá à cada conteúdo.
Além de toda essa informação, também existem pessoas com más intenções que encontram, nas falhas que temos ao usar ferramentas e aplicativos online, a oportunidade de obter nossas informações para se beneficiar e nos trazer algum tipo de prejuízo, que pode ser tanto financeiro, como quando usam dados bancários para compras online, quanto moral e psicológico, quando invadem e compartilham informações particulares que estavam armazenadas em nuvens.
Tudo isso traz consigo os seguintes questionamentos:
Será que todas essas crianças e adolescentes que possuem acesso à rede web sabem de fato utilizar a internet de forma segura? Eles estão seguros na internet?
A Google LLC é uma empresa norte americana que está entre as organizações coorporativas mais conhecidas no mundo e uma das maiores empresas que trabalham com serviços relacionados e baseados na internet.
Pensando justamente em educar as crianças e adolescentes para aprenderem a usar ferramentas virtuais, a Google lançou uma espécie de jogo que conscientiza e ensina formas seguras e saudáveis do uso e da proteção de toda informação fornecida aos servidores.
Ela criou um ambiente virtual chamado de Interland, um reino online com quatro ilhas a serem exploradas. Em cada ilha existem desafios diferentes para serem realizados. O objetivo dessa exploração é, no final da jornada de cerca de 50 minutos, tornar o jogador um usuário um pouco mais consciente e ético das redes.
O ambiente utiliza linguagem e símbolos presentes na cultura jovem e possui uma estética bem animada, com bastante cores e músicas que tornam a navegação a melhor experiência possível.
Cada uma das quatro ilhas existentes nesse reino possui um nome e ensina sobre um tema que merece atenção. Temos a Torre do Tesouro, a Montanha da Consciência, o Rio da Realidade e o Reino da Bondade.

Torre do Tesouro – Proteja seus segredos
Essa ilha ensina como podemos escapar dos hackers para que eles não roubem mensagens e informações pessoais que não devem ser compartilhadas publicamente.
Ensina também como criar uma senha segura para manter tudo bem guardado e protegido.
Montanha da Consciência – Compartilhe com cuidado
A Montanha da Consciência apresenta ao jogador um lugar em que todos se cruzam e, por isso, é preciso tomar cuidado com o que compartilha e quem tem acesso ao conteúdo compartilhado. Explica quais conteúdos podem ou não ser compartilhados, de que forma e com quem.
Rio da Realidade – Não caia em armadilhas
A alusão feita nesse nível é que no rio de Interland existem muitas notícias, mas nem todas são verdadeiras e confiáveis. Dessa forma, mostram que é preciso usar de bom senso para saber discernir aquela informação em que se pode ou não acreditar e como reagir ao recebimento de informações suspeitas como anúncios e e-mails que servem para pessoas mal intencionadas conseguirem informações pessoais, prática conhecida como ‘phisher’.
Reino da Bondade – É legal ser gentil
Aqui descobrimos como ter coragem para lidar com encrenqueiros e a importância de compartilhar mensagens positivas, capazes de causar reações em cadeia. Ajudando a tornar o ambiente virtual um lugar melhor para conviver.
Ao término essa jornada, o participante ainda pode receber um certificado de bom usuário. Por isso, recomendamos que, se possível, apresente e faça essa experiência junto de seu filho para que ela sirva como o início de uma nova caminhada: a de juntos, criarmos cada vez mais segurança, empatia e bons usuários de rede e deixar as crianças e adolescentes cada vez mais seguros na internet.
Se quiser ficar por dentro de mais informações como essa, confira nossas notícias!
Últimas notícias
Livres Experience On the Road: rumo à transformação social
Com início em abril de 2026, o Livres Experience chega à sua 5ª edição.
Impacto Livres chega a Alagoas com ações gratuitas
De 18 a 24/01/2026, Delmiro Gouveia recebe o 25º Impacto Livres.
Imersão Meu Reset: um presente especial para a Família Livres
No próximo dia 6 de setembro, participe com a gente da 100ª imersão Meu Reset!
Mais de 3 mil pessoas beneficiadas pelo Impacto Livres em Belém do Piauí
O 24º Impacto Livres transformou Belém do Piauí, beneficiando mais de 3 mil pessoas.
Instituto Mestre GP e Instituto Livres: parceria sustentável social
Instituto Livres e Instituto Mestre GP firmam parceria estratégica. Saiba mais!
Impacto Livres chega a Belém do Piauí com ações gratuitas
De 21 a 26 de julho de 2025, Belém do Piauí receberá o Impacto Livres.
Compartilhe
Copiar linkMAIS LIDAS
INSCREVA-SE
Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!