Reconheça as verdadeiras figuras de liderança

O ser humano procura instintivamente por figuras de liderança. Por alguém que seja capaz de guiar um grupo pequeno ou grande de pessoas com o mesmo objetivo e visão à prosperidade. Seja no ambiente de trabalho, acadêmico ou até mesmo familiar, sempre iremos encontrar figuras de liderança. Muitas pessoas aspiram por cargos de liderança em suas vidas. Outras procuram por líderes natos para confiar seu projeto ou empresa. Mas como identificar, em meio à 7 bilhões de pessoas no mundo, aquelas capazes de guiar uma empresa, um trabalho ou até mesmo um país?

É preciso ainda ter cuidado e saber distinguir uma figura de líder de uma pessoa autoritária com desejo de ‘mandar’ em todos ao seu redor. Essas duas pessoas são bem diferentes.

O portal online Diferença, site que apresenta a principal distinção entre termos que parecem ser semelhantes, diz que um líder é capaz de despertar o respeito entre os membros de sua equipe, diferente da figura autoritária que desperta o medo. Um líder é capaz de ouvir a todos que o cercam, já a figura autoritária exerce um poder egoísta e sequer dá atenção à necessidade daqueles que julga como ‘subordinados’.

Um líder reconhece os pontos fortes e fracos de seus colegas e os ajuda a melhorar naquilo que precisa ser melhorado e aperfeiçoar aquilo que já é bom. Diferente da figura de autoridade, que na maioria das vezes, ignora os pontos fortes e faz questão de constranger alguém por sua fraqueza.

Essas são apenas algumas diferenças entre um verdadeiro líder e qualquer outra figura meramente autoritária apontadas pelo portal.

A fim de te auxiliar a perceber as lideranças que te rodeiam e até mesmo trabalhar para se tornar um bom líder, iremos te apresentar os 6 Cs da liderança.

Os 6 Cs da liderança são habilidades essenciais à figura de um líder e, quando trabalhadas corretamente, irão auxiliar na prosperidade do líder e de seu grupo.

Conheça quais são eles:

Conhecimento: Estar ciente de tudo é essencial. Talvez saber de tudo não seja possível, mas é necessário buscar sempre saber sobre o máximo de coisas possíveis. Saber das dificuldades da equipe e como resolvê-las é fundamental para quem exerce o papel de líder. Conhecer também o potencial de cada membro do time e como usar para obter os melhores resultados faz toda a diferença.

Quando as pessoas percebem que sua gestão se dedica a pesquisas e estudos que enriqueçam de conhecimento não apenas ele, mas todos que o rodeiam, passam a respeitar e admirar ainda mais.

Criatividade: O poder de transformar problemas em oportunidades e a paixão por resolver e superar desafios pedem pela inovação. A criatividade é muito importante na hora de encontrar soluções inovadoras em momentos decisivos.

Compartilhamento: Estimule que as pessoas troquem ideias e visões a respeito das oportunidades e das possibilidades que cada um vivencia. O compartilhamento de experiências faz com que todos os envolvidos cresçam e sejam capazes de ser fonte de conhecimento, aprendizado e sabedoria para quem cruzar seu caminho.

Convicção: A certeza é contagiante e positivamente persuasiva. Uma forma prática de estimular esta competência é implementar nas pessoas à sua volta fortes crenças empoderadoras, que as auxiliem a acreditar e confiar que tudo dará certo. Ter confiança no que faz é metade do caminho para o sucesso.

Cuidado: A forma mais simples, porém uma das mais eficientes do cuidado, é a escuta. Importe-se com as pessoas e demonstre interesse pelo que elas têm a dizer. Saiba conviver, respeitar e lidar com diferença. Compartilhe informações responsáveis para que cada vez mais pessoas sejam capazes de cuidar umas das outras, criando um ambiente de zelo e bem estar geral.

Credibilidade: Ter a confiança dos colaboradores é imprescindível para que as demais competências se mantenham fortes. Tenha atitudes que mostrem que você está trabalhando para o bem comum e formação de novos líderes. Existirão momentos em que, mesmo que discordantes, as pessoas precisarão confiar em você.

Agora que você já sabe como identificar os verdadeiros líderes que te rodeiam, te convido e pensar uma coisa: Você possui alguma dessas habilidades? Se não, o que acha de começar a exercitá-las hoje para ser uma excelente liderança amanhã?

Recentemente realizamos um evento entre as figuras de liderança em Paulistana-PI e região e pudemos compartilhar essas informações com eles para que sejam capazes que fazer crescer e prosperar cada vez mais suas comunidades. Para saber um pouco mais sobre o evento, CLIQUE AQUI!

Para nos ajudar a continuar capacitando a população no sertão do Piauí, doe e seja um dos líderes na mudança de vida que eles tanto precisam!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?