Passo a passo para fazer trabalho voluntário

A perspectiva de um mundo melhor passa por mãos dispostas a fazer a diferença. Por isso, o trabalho voluntário é um componente necessário para uma sociedade mais justa para todos.

 

É verdade que vivemos em um mundo cheio de injustiça e violência. Os exemplos são diversos: pessoas passam sede e fome; outras são acometidas por doenças e não há como tratá-las. Crianças buscam por um lar seguro, longe da violência doméstica e abuso.

 

Para mudar esse cenário, é necessário muito mais do que um coração bom e palavras bonitas: é preciso pessoas que guardam a boa causa em seus corações e estão dispostas a doar seu tempo, até mesmo suas vidas, em busca de um ideal e do amor ao próximo.

 

Talvez você já tenha entendido isso e esteja completamente disposto a se voluntariar por uma causa nobre. Mas, afinal, como fazer isso?

 

Separamos neste artigo alguns passos para você fazer a diferença onde quer que esteja!

 

Passo 1: Defina seu objetivo como voluntário

Antes de iniciar qualquer trabalho, é preciso ter um momento de honestidade consigo. Pare e reflita sobre o objetivo buscado na atividade.

 

Faça a você mesmo perguntas como: o que eu espero ganhar com a experiência? O que eu posso me doar na experiência? Qual tipo de trabalho eu poderia realizar e com quais atividades eu não me identifico?

 

Anote as respostas a essas perguntas em um caderno e reflita sobre elas. Ao ordená-las, você terá uma visão mais ampla sobre quem você é e como realmente pode fazer a diferença. Afinal, realizar um impacto positivo é o cerne do trabalho voluntário.

 

Passo 2: Estipule quanto tempo você poderá dedicar ao projeto

 

Faça uma análise de quanto tempo você poderá, de fato, dedicar ao projeto. Se a ideia é ser voluntário aos fins de semana, entenda a melhor forma de integrar essa atividade em meio aos demais compromissos.

 

Veja bem: o trabalho voluntário é muito mais do que investir o tempo que está sobrando. Para um voluntariado de qualidade, você precisa investir um tempo valioso o qual, algumas vezes, demandará abrir mão de alguns confortos e momentos de lazer.

 

Passo 3: Encontre uma instituição na qual você acredite e conheça o trabalho desenvolvido

 

A melhor forma de fazer sua atuação como voluntário prosperar é escolhendo uma causa na qual você realmente acredite.

 

É fundamental que você e a organização tenham a mesma causa em vista para maximizar os resultados. É de pouca valia trabalhar com visões diferentes. O voluntário fica frustrado e a organização sai perdendo.

 

Mas quando há correspondência de visão e valores entre ambos, todos saem ganhando, principalmente, a causa que está sendo beneficiada.

 

Outro ponto a se avaliar nesse passo é a seriedade da organização pela qual você trabalhará. Busque uma organização confiável, onde você possa ver seus resultados e que estão realmente empenhados para trazer um impacto positivo.

 

Passo 4: Entre em contato e feche todos os detalhes com a instituição escolhida

 

Por fim, é só ajustar os detalhes com a organização escolhida e iniciar o trabalho voluntário.

 

Neste passo, você finalmente irá firmar o compromisso de dedicar parte de seus conhecimentos e do seu precioso tempo em prol de um mundo melhor.

 

 

O Instituto Livres precisa de você

Acredite, o trabalho voluntário é capaz de transformar vidas.

 

Atuando nas causas da criança, família, acesso à água e o sertão, pudemos presenciar essa realidade ao longo de nossa jornada

 

Mas sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito. E também sabemos que há pessoas que compartilham das mesma causas que nós em seus corações.

 

 

Se você é uma dessas pessoas, convidamos você a fazer parte do nosso time de voluntários!

 

Venha fazer parte desse movimento de solidariedade e amor ao próximo!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?