Os ODS e o Instituto Livres

Dia 24 de outubro é comemorado o dia da ONU – Organização das Nações Unidas.

 

Fundada em 1945 em substituição à antiga Liga das Nações, segundo a Carta das Nações Unidas e Estatutos da Corte Internacional de Justiça a ONU tem como objetivo:

 

a) manter a paz e a segurança em todo o mundo;

 

b) mediar e promover relações amistosas entre as nações;

 

c) promover cooperações na resolução de problemas internacionais;

 

d) ser o centro responsável por reunir as nações em prol desses objetivos em questão.

 

Como uma das ações para alcançar esses objetivos, a Organização das Nações Unidas adotou os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Ao todo são 17 objetivos e 169 metas para serem alcançadas até 2030.

 

Esses objetivos preveem ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

 

O Instituto Livres está comprometido com o alcance de alguns desses objetivos.

 

Conheça cada um dos nossos programas e para quais ODS eles contribuem.

 

Missão Social

O Instituto Livres está no Piauí desde 2013, quando iniciou os trabalhos nos projetos Mais Água, Livre Ser e Impacto Sertão Livre. Então, no final de 2019, estabelecemos em Paulistana, nosso escritório de missão social sustentável, onde nossa equipe de agentes de missão social desenvolve regularmente todos os trabalhos de assistência, desenvolvimento, e novas oportunidades de atendimentos junto às comunidades e povoados.

 

O escritório operacional na região é estratégico para o acompanhamento dos resultados junto às comunidades e vilarejos que já foram beneficiados pelos nossos projetos e, claro, expansão dos mesmos. Nossa equipe, junto com voluntários parceiros locais, atua fortemente em ações que cooperam para a melhoria efetiva das condições de vida das famílias daquela região.

 

O programa contribui para os seguintes ODS:

 

 

Livre Ser Acolhimento

O Livre Ser atua no acolhimento integral de crianças e adolescentes em condições de alta vulnerabilidade e complexidade social, vítimas de situações de violação dos seus direitos.

 

Proporcionamos moradia, alimentação, proteção, atividades de formação de vínculos sociais, e asseguramos os direitos à saúde e educação, além de acompanhamento sociofamiliar.

 

Promovemos ações psicopedagógicas de restauração e transformação que preparam a criança e adolescente para serem agentes de suas vidas e de um futuro melhor. Com ênfase no combate a situações de violação dos direitos da criança e do adolescente, visamos contribuir com mudanças positivas no contexto familiar para que elas tenham qualidade de vida.

 

Atualmente estamos operando o projeto na cidade de Santo André, na região do ABC de São Paulo.

 

O programa contribui para os seguintes ODS:

 

Livre Ser Sertão

O Projeto LIVRE SER Sertão promove, junto à crianças e adolescentes, experiências de socioaprendizagem, na perspectiva do empoderamento, autonomia responsável, dignidade no exercício da cidadania e superação das vulnerabilidades.

 

Por meio de técnicas cognitivo-comportamentais, cooperamos para formação da personalidade, o resgate e a reconstrução de sua história, facilitando a relação entre gerações, familiar e social.

 

O programa contribui para os seguintes ODS:

 

Impacto Sertão Livre

Projeto desenvolvido no sertão do Piauí pelo Instituto Livres, por meio de diversas ações de articulação em favor da transformação de comunidades que sofrem com a seca e restrição a inúmeros benefícios básicos. Tem uma ação contínua com a equipe de missão social que está em Paulistana e ações de intervenção coletivas com a participação de voluntários de todo o Brasil.

 

Inspiramos e mobilizamos a sociedade a participar mais intensamente do projeto nas edições que acontecem nos meses de janeiro e julho com duração de 10 dias. Mas todos podem se unir conosco nessa missão sendo doadores do projeto, mantenedores dos trabalhos locais e atuando in loco durante o ano também.

 

O programa contribui para os seguintes ODS:

 

 

Mais Água

O Mais Água viabiliza soluções de acesso à água potável em regiões do sertão onde a água é escassa ou o acesso inexistente. No sertão, o que muitos não sabem é que a água, quando há, é salgada e imprópria para o consumo.

 

Implantamos tecnologias que sejam a melhor alternativa para dar acesso à água limpa e potável para milhares de famílias que sofrem com a seca. As soluções com as quais temos trabalhado são:

 

Sistema dessalinizador;

Poço artesiano;

Açude;

Barragem;

Caminhão pipa

 

O programa contribui para os seguintes ODS:

 

Contribua para o ODS

O Instituto Livres está engajado em fazer um mundo melhor até 2030.

 

Para isso, precisamos da sua ajuda.

 

Torne-se um doador e nos ajude a cumprir os ODS!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?