O que o sertão faz com a gente - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: [email protected] | [email protected]

NOTÍCIA

14 de novembro

O que o sertão faz com a gente

O que o sertão faz com a gente?! Transforma!

“O sertão te transforma”, afirma psiquiatra que tem dedicado tempos de seu trabalho e conhecimento para atuar e servir no sertão em prol de transformações efetivas de vida!

A Dra. Graziela Ribeiro fala sobre sua experiência servindo no sertão, nas edições do Impacto Sertão Livre onde tem se deparado com inumeras situações de negligência, desolação, abandono e também de restauração, cura e milagres.

Confira nesta matéria em que ela fala um pouco do que viveu e tem vivido no sertão e seja motivado a buscar profundidade, edificação e novas experiências de amor, graça e solidariedade!

 

Mudança no Olhar

A psiquiatra, Dra Graziela Ribeiro, fala um  pouco sobre a sua experiência ao conhecer o sertão do Piauí e como isso mudou sua forma de viver

Vivemos em um mundo acelerado. Corremos o tempo todo. Parece que as horas voam e não há tempo suficiente para aquilo que é necessário no nosso dia-a-dia. Não temos mais tempo para as pequenas coisas, para os pequenos prazeres. Só pensando no futuro, não prestamos atenção devida ao nosso redor, à nossa família. Não conhecemos mais os nossos vizinhos. Encontramos conhecidos, e até amigos na rua e disparamos um automático ‘tudo bem?’. Mas não temos tempo de ouvir de verdade. Não temos tempo.

E quantas pessoas ao redor precisam de uma migalha de nós? Um abraço, um sorriso, um conselho. Tantas decisões erradas seriam evitadas. Quantas vidas seriam poupadas.

Há 4 anos conheci o sertão do Piauí. Uma terra árida, pedregosa, com grandes necessidades básicas, desde água até alimentação no mínimo próxima do essencial. Com o céu mais lindo que já vi… Um povo até hospitaleiro, mas esquecido. As expressões deles são enrijecidas. Até para localizar a dor eles encontram dificuldade para identificar e expressar. Um povo sofrido, carente de atenção política, social, onde pseudoculturas ainda existem (como a do abuso, por exemplo).

Só que o sertão me ensinou a equalizar o meu tempo. Tanto pelo choque de realidade com que me deparei, que me trouxe uma ressaca moral indescritível, quanto por algumas pessoas que conheci por lá. Pessoas lindas, jovens, determinadas a amar e a ouvir. Alguns deles nasceram sabendo que iriam para lá. Outros, já estabilizados em suas carreiras, engenheiros, bancários, professores, dentistas, músicos, ouviram a inquietude de seu coração, largaram tudo e foram para lá abraçar.

Eles trabalham em várias frentes: misturam-se à cultura local, alfabetizam, fazem reforço escolar, fornecem pelo menos uma refeição diária balanceada às crianças, ensinam música, dança, esportes, além de amor e valores éticos e morais essenciais à uma sociedade já tão fragilizada e deturpada. Ensinam sobre como Jesus gostaria que o mundo fosse, não só por meio de palavras, mas sendo quem eles são.

Eles apostam nas crianças, Investem em suas vidas para que, quando crescerem, sejam líderes melhores, profissionais melhores, e façam daquela região um lugar diferente. Os missionários do sertão do Piauí mudaram minha cosmovisão, que era muito restrita, e me ensinaram a me preocupar com coisas que realmente importam e, principalmente, com pessoas além do meu próprio umbigo.

 


Últimas notícias

Impacto Livres celebra 10 anos com edição especial em Simões, Piauí

Por Dentro do Projeto Mais Água: Revelando a Realidade das Comunidades Sertanejas

Buscamos compreender a realidade das comunidades sertanejas do Nordeste brasileiro, o Mais Água visa enfrentar os desafios da escassez de água.

Construindo Futuros Promissores: Compromisso no Combate ao Abuso Infantil

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Livres busca proteção e bem-estar.

Juntos Pelo Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul - Saiba como ser eficiente na ajuda às vítimas dessa terrível tragédia!

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Conheça Nossos Amigos e Apoiadores

Personalidades influentes se unem ao Instituto Livres para promover mudanças significativas e proporcionar esperança e oportunidades para comunidades vulneráveis no sertão brasileiro.

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!