Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

O que é missão

O QUE É MISSÃO?

Segundo o dicionário, “Missão” é um substantivo feminino, que se define por: “Tarefa que deve ser feita por alguém a mando de outra pessoa; encargo, incumbência: cumprir uma missão./Conjunto das pessoas que receberam essa tarefa ou encargo./Aquilo que se deve fazer, cumprir; obrigação.” Quando falamos do mundo empresarial, a Missão é a descrição do propósito da empresa. É a razão de ser do próprio negócio, o QUE e para QUEM se propõe.

Quando aceitamos a Cristo em nossa vida e entendemos que Ele é o único e suficiente Salvador, que morreu na cruz pelos nossos pecados e que quem crer nessa verdade vai receber a vida eterna, também temos um outro entendimento paralelo: que quem não crer terá um outro destino… um destino que não envolve este presente lindo de estar para sempre com nosso Deus, mas sim a perdição eterna. O Amor maravilhoso dele nos motiva, mas também nos lembra: e todas essas pessoas que nunca ouviram falar de Cristo? 

No Evangelho de Marcos 16.15, Jesus deu uma ordem direta aos seus discípulos: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” Podemos dizer que, segundo a definição do dicionário, todos nós recebemos a mesma Missão: contar da verdade de Cristo para todas as pessoas do mundo. Em Mateus 28:19-20, a mensagem fica ainda mais direta: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mas não fica apenas por aí: a definição empresarial também tem muito a ver com os salvos em Jesus. Como? É simples: qual é o propósito da sua existência? Segundo uma série de versículos como o de Isaías 43.7 ou os de Salmos 139.13-16, vemos que o nosso claro propósito é de glorificar a Deus. A pergunta óbvia que vem a seguir é: como fazer isso? Existem várias formas de fazê-lo, e uma das mais preciosas é literalmente anunciar o plano de salvação de Cristo, sua morte e ressurreição, seu sacrifício na cruz e a salvação para todo aquele que nEle crê. Mas para QUEM?

“Eu não consigo, sozinho, chegar em todas as pessoas do mundo.” Esse é um dos vários motivos da existência da Igreja: somos uma comunidade. Todos nós estamos crescendo e aprendendo da palavra de Cristo, cada um com seu propósito específico dentro do grande e maior Propósito (glorificar a Deus). Alguns de nós para pregar na cidade onde nascemos, alguns de nós para pregar do outro lado do mundo. “Mas como eu descubro o meu propósito específico?” A primeira coisa a se entender é: a partir do momento que você já sabe O QUE fazer (Pregue o evangelho!), você também vai ter que entender COMO Deus quer que você faça isso. 

Um bom começo é se perguntar: Você tem uma indignação? Toda missão nasce de uma indignação! O que incomoda você? O segundo passo é: pesquise sobre o assunto. A missão é intencional, e requer planejamento estratégico. Entenda o problema, e procure se informar a respeito de missionários que já tenham trabalhado nessa área, país, região, público, etc. Essa parte, em especial, é essencial para o terceiro passo: Submissão à liderança! Um missionário precisa ser acompanhado por sua liderança. Missão exige acompanhamento e análise de resultados.

Além disso, nós não somos perfeitos e absolutamente sábios: precisamos de alguém que nos ouça, nos dê direcionamento na Palavra e no trabalho que executamos. Mas isso não exclui uma das características principais de um missionário: Criatividade para superar as dificuldades! As turbulências, obstáculos e até mesmo oportunidades serão muitas, e o missionário precisa ser criativo ao lidar com elas. Mas como vou saber como ser criativo? Com a nossa maior arma: santificação.

Um missionário traz consigo a essência de Jesus. E para isso, você vai precisar mergulhar no estudo da Palavra e em oração, e investir constantemente em um relacionamento forte com Cristo. E mesmo os missionários mais estudiosos da Palavra e mais criativos vão precisar, sempre, de Perseverança. Acredite, não desista, persista. Tenha esses três incentivos em sua mente, sempre. E lembre-se que mesmo as turbulências são demonstração de que o Evangelho vale à pena: “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança:” Romanos 5:3. 

Seja produtivo. Missão precisa produzir resultados. Você, em si, não pode garanti-los. Mas uma coisa é fato: sem trabalho não há resultado! Seja disposto, proativo. Deus fará o trabalho por meio de você da forma como Ele desejar. Descanse nessa verdade – e mantenha sempre a Alegria! Acredite, você vai precisar de motivação para seguir em frente. E não esqueça: você é mensageiro da palavra de Cristo. Sua reputação é o que te credencia. Seja transparente em tudo que fizer, seja generoso (tudo é de Deus e tudo vem de Deus. Seja um administrador dos seus recursos), seja fiel (não procure fama, procure Deus. Não importa se algo traga mais fiéis para a congregação ou para a missão, se isso abala seu relacionamento com Cristo.). E lembre-se: “A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.” (Romanos 8:19) Não importa quem você seja ou onde esteja: se você é filho do Deus Altíssimo, você tem um propósito!

Se você ainda não tem uma missão clara, pode se juntar ao Livres em nossa missão de transformar vidas no sertão, seja cuidando, levando água, oportunidade, amor, esperança. Seja um voluntário ou um mantenedor, você pode fazer a diferença!

Por Raquel Campelo, voluntária Livres

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?