Fale com o Instituto: 0800-883-6263

Mais um Impacto Sertão Livre de sucesso

Impacto Sertão Livre em Paulistana deixará lembranças incríveis

Mais uma edição do Impacto Sertão Livre realizada no Piauí marca a vida de muitas pessoas, sejam elas os voluntários, sejam elas os beneficiados pelo projeto nesses 10 dias de janeiro que estivemos em Paulistana!

Foram 370 voluntários amarelinhos de 23 estados brasileiros, e também tivemos participantes do Mexico, Argentina e Portugal! E como a cidade nos recebeu! Sem palavras para descrever tanto carinho e envolvimento dos moradores em nos assistir nos detalhes!

As mulheres da cidade fizeram um grande almoço para receber os voluntários na chegada, fizeram cuscuz algumas vezes para o café da manhã, emprestaram colchões, acompanharam as ações no dia-a-dia, nos mimaram!

Nas atividades pedagógicas e recreativas junto às crianças, tivemos ao todo 2.621 crianças participantes, que se divertiram, aprenderam sobre valores, comportamentos e ações socioafetivas que geram relacionamentos saudáveis… E à noite na praça, a alegria e a festa eram todas delas, que dançavam, brincavam e se divertiam com os tios e tias amarelinhos!

  Tivemos 12 palestras com jovens e adolescentes sobre temas que envolvem seu contexto local e assuntos de interesse abordados por voluntários profissionais de atuação nas áreas afins. Também realizamos 03 palestras para os pais das crianças enquanto aguardavam seus filhos.

Durante o tempo com as crianças, tivemos 522 decisões por Jesus e 04 relatos de cura.

Um de nossos eixos de atuação são as visitas nos lares e no comércio que alcançou 1.777 casas em 12 comunidades e povoados! Nossos amarelinhos andaram pelas ruas da cidade conhecendo as pessoas, compartilhando histórias, experiências e fazendo amizades que marcam as nossas vidas! Como é bom e importante essa oportunidade no sertão de entrar nas casas, assentar nas calçadas e conversar com as pessoas. Conhece-las efetivamente, conhecer sua história de vida e poder fazer diferença na vida de alguém.

Nas visitas 946 quiseram ter a oportunidade de ter uma nova vida, tomando uma decisão de se deixar ser guiado por Cristo. Muito nos alegra que as pessoas tenham entendimento e escolham um novo caminho de esperança! Os relatos de curas visíveis foram de 145!

“Nós visitamos a casa de uma senhora que tinha encurtamento em uma das pernas, de mais de 20 cm, com dificuldade de andar e então oramos por ela algumas vezes.. de repente, ela levantou e as pernas tinham se igualado!! E ela saiu andando sem as muletas!”, conta Zoe Lilly, convidada do projeto.

Uma das voluntárias, dra Andreia, psicóloga, realizou um grande café com 61 mulheres da cidade para tratar de assuntos delicados no contexto feminino e poder auxilia-las na resolução dessas situações.. Foi uma tarde espetacular!

Promovemos 3 cursos profissionalizantes com a participação de 300 moradores da cidade e região nas áreas de assistente de loja, assistente administrativo e empreendedorismo e inovação. A entrega dos certificados aconteceu na sexta-feira, dia 24, numa grande cerimônia.

     Uma média de 35 a 40 mulheres estiveram envolvidas nas Oficinas Criativas de artesanato e confecção de bonecas de pano ministradas pelas voluntárias Rogeria Alvim, do projeto Boneca Vida, e Rita, advogada e artesã. “Fiquei marcada por poder ensinar uma mulher analfabeta o ofício do crochê! Isso pode mudar a vida dela!”, relata Rogéria.

Na área da saúde, foram realizados 9.354 atendimentos de saude (recorde de todas as edições), 250 exames (eletrocardiograma, espirometria e ultrassom), com 3.078 dispensações de medicamentos (que foram doados pela MRJ Farma)! A equipe de saúde da Secretaria foi muito solícita e nos apoiou e auxiliou em tudo para que nossa equipe de amarelinhos pudesse atender amplamente a população organizando os espaços, fossem UBSs, fossem as escolas! Além disso, também tivemos os atendimentos de cidadania realizados pela Defensoria Pública da União do Piauí, coordenada pela Dra Tarcijany que somaram 718 atendimentos instruindo e cuidando dos direitos e benefícios do cidadão!

As noites nas praças foram bastante divertidas! Uma média de 1.000 pessoas passaram pelo evento que contou com a participação de músicos de São Paulo, bem como os da região e foi uma festa! Zoe Lilly, Juliano Son, Tarik, Isaque Folha, Joel Quaresma, Jonathan e Junior, Luis Filipe, Central de Adoradores… e os preletores nos brindaram com seu conhecimento e experiência! Gratos aos amigos Inar Brandao, Antonio Carlos Costa, Paulo Borges Jr e Carlito Paes.

Foram 08 dias de palavras e ensinos que mexeram com os voluntários, trouxeram aprendizado, experiencia e conhecimento!

Nessa edição, temos a grata oportunidade de dizer que 14.885 pessoas foram alcançadas e beneficiadas com o projeto em Paulistana! E, se você deseja ter uma experiência marcante no sertão, programe-se para estar conosco na edição de julho de 2020!

Translate »