Impacto Sertão Livre: os resultados em Geminiano e Jaicós Pular para o conteúdo

Chave PIX: [email protected] | [email protected]

NOTÍCIA

01 de março

Impacto Sertão Livre: os resultados em Geminiano e Jaicós

O Impacto Sertão Livre realizou sua 18ª e 19ª edição em janeiro de 2023. Com muita alegria, entusiasmo, mobilização e amor, os amarelinhos conseguiram mais uma vez impactar as cidades e os corações dos sertanejos.

 

Tendo como base as cidades de Geminiano e Jaicós, no estado do Piauí, o Impacto Sertão Livre realizou diversas ações em benefício da população, como: atendimentos de saúde, atividades e brincadeiras com as crianças, cultura e lazer nas praças, visitas nos lares, ações de cidadania em parceria com a DPU e muito mais!

 

Convidamos você a celebrar conosco o resultado dessas duas edições.

 

Confira!

 

Resultados do Impacto

Veja abaixo os principais resultados das nossas atividades em cada cidade visitada:

 

Geminiano/PI

 

🏠 Casas visitadas: 443

👶 Crianças atendidas e engajadas na cultura: 190

🩺 Atendimentos de saúde: 1.453

💊 Remédios distribuídos: 364

📝 Atendimentos da DPU: 72

👤 Pessoas impactadas: 5.741

 

 

 

Jaicós/PI

 

 

🏠 Casas visitadas: 307

👶 Crianças atendidas e engajadas na cultura: 179

🩺 Atendimentos de saúde: 1.353

💊 Remédios distribuídos: 232

📝Atendimentos da DPU: 70

👤 Pessoas impactadas: 19.233

 

 

Sobre o Impacto

O Impacto Sertão Livre é um programa que acontece no sertão do Piauí a partir da mobilização de voluntários do Brasil todo para que realizem serviços diversificados e específicos em comunidades: são atendimentos multidisciplinares de saúde, atividades de desenvolvimento e formação com as crianças, oficinas profissionalizantes, eventos de lazer e cultura, etc.

 

Organizado pelo Instituto Livres, são desenvolvidas ações de articulação em favor da transformação dessas comunidades impactadas pela seca e restrição a inúmeras necessidades básicas.

 

A proposta do Livres é inspirar pessoas de todo o país a participarem do projeto em curtos períodos de imersão na realidade local. E, para que a ação seja sustentável, o instituto também mantém em Paulistana alguns agentes de missão. Essas pessoas moram na região e são responsáveis em dar continuidade ao trabalho de intervenção coletiva de forma recorrente.

 

Com exceção dos anos de enfrentamento à pandemia, historicamente acontecem duas edições do Impacto Sertão Livre no ano – nos meses de janeiro e julho.

 

Sobre as áreas

Normalmente, o Impacto Sertão Livre é organizado em três áreas de operação: visitas, crianças e saúde.

 

Área de visitas no Impacto Sertão Livre

Esse é o time responsável por levar de porta em porta informações sobre todas as atividades que os Amarelinhos estão realizando na cidade, convidar os moradores, conhecê-los e estabelecer vínculos socioafetivos positivos.

 

São formados pequenos grupos para que realizem as visitas nas casas da cidade, povoados, comércios e estabelecimentos. Outra missão importante é que os Amarelinhos precisam estar com os ouvidos atentos ao retorno da população – que necessita ser ouvida.

 

Área de Crianças no Impacto Sertão Livre

A equipe da área das Crianças desenvolve várias atividades intencionais em turnos da manhã e tarde, geralmente em um lugar fixo e de livre acesso à população da cidade.

 

Nesse espaço, as crianças da cidade vivenciam um dia repleto de ações intencionais de formação com leitura, contação de histórias, danças, brincadeiras, teatro e pintura facial, entre tantas outras também muito importantes para o seu desenvolvimento individual e coletivo.

 

Área da Saúde no Impacto Sertão Livre

Atendimento da equipe de saúde durante o Impacto Sertão Livre 2022A área da saúde é responsável por disponibilizar atendimentos gratuitos para uma população que enfrenta o difícil acesso a atendimentos básicos, especialidades, exames, medicamentos, seja pela distância onde vivem, seja pela falta de profissionais disponíveis mesmo nas localidades.

 

A equipe é formada por profissionais multidisciplinares, como clínicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos. Em algumas edições conseguimos que especialistas participem, o que contribui muito para a região, que demanda de neuro, cardiologistas, otorrino, oftalmo, ginecologista, pediatra, etc.

 

Os atendimentos são concluídos, em suas devidas necessidades, pela ampla doação de medicamentos necessários aos tratamentos receitados para a população.

Participe da próxima edição do Impacto, clique aqui. 

 

Faça Impacto 365 dias por ano!

Há uma maneira de fazer o Impacto da sua casa 365 dias no ano!

 

Através da sua doação, podemos continuar operando no estado do Piauí e beneficiando a vida de milhares de sertanejos que contam com nossas ações.

 

Faça sua doação e nos ajude a continuar impactando vidas!


Últimas notícias

Conheça Nossos Amigos e Apoiadores

Personalidades influentes se unem ao Instituto Livres para promover mudanças significativas e proporcionar esperança e oportunidades para comunidades vulneráveis no sertão brasileiro.

Mais Água: Transformando Vidas no Sertão com Acesso à Água Potável

O projeto Mais Água busca transformar vidas no sertão brasileiro ao fornecer acesso à água potável, enfrentando a escassez por meio de soluções hídricas.

Empoderando Vidas: Conheça o Projeto Livre Ser no Sertão do Brasil

O Projeto Livre Ser promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de experiências de socioaprendizagem, visando fortalecer seu protagonismo social e cultivar valores como autonomia e dignidade.

Transformando Vidas no Sertão: A Missão Social do Livres

A Missão Social do LIVRES é um projeto que busca melhorar as condições de vida no sertão brasileiro através de ações práticas e parcerias locais.

Impacto Livres: Transformando Vidas no Brasil

Desde 2014, o Impacto Livres tem sido crucial para melhorar vidas no sertão, alcançando números impressionantes.

10 boas razões para ser um voluntário ‘Amarelinho’

Além de ajudar comunidades, o voluntariado traz benefícios pessoais, fortalece laços sociais e promove o crescimento pessoal. Inscreva-se já para fazer a diferença!

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!