Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

Crianças, Família, Sertão e Água: entenda nossas causas!

Causas movem pessoas. Pessoas movem instituições!

 

A missão do Instituto Livres é trabalhar para a extinção dos males sociais em comunidades de baixo índice de desenvolvimento humano no Brasil por meio de ações que inspiram e mobilizam pessoas.

 

Mas o que nos move a realizar essa missão são nossas quatro causas: crianças, família, sertão e água!

 

Você sabe o que isso significa de fato? Por que escolhemos essas motivações como alvo de nossas ações?

 

Nesse artigo queremos explicar um pouco sobre a escolha das causas do Instituto Lires e mostrar como atuamos em cada uma dessas áreas.

Crianças

Crianças foi a primeira grande causa que fez nascer o Instituto Livres. Após ouvir o relato sobre exploração sexual de crianças no Nepal em 2005, Juliano Son, presidente do Livres, decidiu se reunir com um corpo social para desenvolver e promover ações voltadas à proteção e ao cuidado com crianças.

 

A partir disso, mobilizou pessoas sensibilizadas com a situação e deu início ao projeto de denunciar a situação de violação dos direitos da criança e adolescente por meio de suas canções, trazendo à luz a problemática os eventos dos quais participa desde então.

 

Atualmente, o Instituto Livres atende especificamente as crianças através do programa Livre Ser Sertão.

 

O programa Livre Ser Sertão promove experiências de socioaprendizagem na perspectiva do empoderamento, autonomia responsável, dignidade no exercício da cidadania e superação das vulnerabilidades.

 

Por meio de técnicas cognitivo-comportamentais, cooperamos para formação da personalidade, o resgate e a reconstrução de sua história, facilitando a relação entre gerações, familiar e social.

Família, uma das causas do Instituto Livres

Olhar para a família é um passo natural quando pensamos no cuidado integral da criança. Sendo assim, essa causa se tornou de grande valor para o Livres.

 

Acreditamos que a família é a primeira e mais fundamental instituição que constitui uma sociedade. Famílias saudáveis geram uma sociedade saudável.

 

Partindo desse princípio, queremos levar para as famílias nordestinas bem-estar físico, emocional e espiritual, dando a elas os recursos necessários para isso.

 

Fazemos isso principalmente através do programa Missão Social Sustentável.

 

No Missão Social Sustentável focamos o atendimento às famílias sertanejas em suas necessidades básicas, promovendo transformação de bem-estar, autoestima e desenvolvimento de vida e convivência.

 

O trabalho dos agentes de missão social envolve:

  • Visitas locais para cadastro das famílias e comunidades via preenchimento de formulário de atendimento personalizado;
  • Diagnóstico social, econômico e emocional dos povoados;
  • Acompanhamento das famílias – visitas às casas, acamados em hospitais e encontros de orientação, entre outras atividades;
  • Realização de palestras socioeducativas, oficinas criativas e workshops;
  • Desenvolvimento de atividades de formação de valores positivos, mudança de hábitos, comportamento e oportunidade, seja ela social e/ou profissional;
  • Implementação de metodologias e tecnologias sociais junto às crianças e adolescentes;
  • Ações assistenciais como a entrega de cestas básicas, água potável, itens de higiene, roupas e medicamentos, entre outros itens;
  • Articulação de parcerias locais e fortalecimento das lideranças dos povoados e quilombos;
  • Revitalização e/ou construção dos espaços de socialização, entre outros.

Sertão

O sertão é o pano de fundo onde acontece todo o trabalho do Instituto Livres.

 

O sertão é um lugar maravilhoso, mas marcado pelas complexidades sociais, ambientais e políticas, fazendo com que ele se torne um alvo de mudanças através de ações de impacto social. Ele também é uma causa que move o Instituto Livres!

 

Para isso, criamos o Impacto Sertão Livre.

 

Impacto Sertão Livre é um programa desenvolvido no sertão do Piauí promovido Instituto Livres. Acontece por meio de diversas ações de articulação em favor da transformação de comunidades que sofrem com a seca e restrição a inúmeros benefícios básicos.

 

O programa tem uma ação contínua com a equipe de missão social instalada em Paulistana e ações de intervenção coletivas com a participação de voluntários de todo o Brasil.

 

Inspiramos e mobilizamos a sociedade a participar mais intensamente do projeto nas edições que acontecem nos meses de janeiro e julho. Contudo, todos podem se unir conosco nessa missão sendo doadores do projeto, mantenedores dos trabalhos locais e atuando in loco durante o ano também.

Água

Uma vez inseridos no sertão, percebemos um problema grave: a falta de água.

 

Seja a causada pela falta de chuva ou pela má qualidade da água, a sede e os problemas de saúde estão literalmente colocando a vida dos sertanejos em risco.

 

Não poderíamos simplesmente virar as costas para isso. E não viramos! A água tornou-se uma causa para o Instituto Livre e, para atender essa demanda pela água de boa qualidade para o sertão, criamos o programa Mais Água.

 

Mais Água viabiliza soluções de acesso à água potável em regiões do sertão onde a água é escassa ou o acesso inexistente. Lá, o que muitos não sabem é que a água, quando há, é salgada e imprópria para o consumo.

 

Implantamos tecnologias que sejam a melhor alternativa para dar acesso à água limpa e potável para milhares de famílias que sofrem com a seca.

 

As soluções com as quais temos trabalhado são:

  • Sistema dessalinizador;
  • Poço artesiano;
  • Açude;
  • Barragem;
  • Caminhão pipa.

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Instituto Livres, o que acha de nos ajudar nessas causas?

 

Seja através do nosso novo programa de voluntariado ou pela sua doação, você pode contribuir e fazer a diferença!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?