Dia Nacional do Voluntariado: o que é ser voluntário

Dia 28 de agosto comemoramos o dia nacional do voluntariado no Brasil. Este dia foi marcado para enaltecermos um trabalho que não visa o dinheiro, mas sim coisas mais valiosas, como o cuidado, o bem e o amor ao próximo.

 

De acordo com a PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua Anual, realizada pelo IBGE, o Brasil contou com cerca de 6,9 milhões de pessoas acima dos 14 anos trabalhando de maneira voluntária em 2019.

 

Já o CAF World Giving Index de 2021, o Brasil ocupa a 54ª posição no ranking de países mais envolvidos com o voluntariado. No topo da lista, se encontra a Indonésia.

 

Porém, apesar das quase 7 milhões de pessoas, o Brasil precisa, cada vez mais, de pessoas envolvidas em boas causas.

 

Mas, afinal, o que é ser um voluntário?

 

A expressão do amor incondicional

É verdade que quando falamos de trabalho, normalmente pensamos em uma relação de esforço x recompensa. Talvez para você, o trabalho voluntário seja apenas a primeira parte dessa relação, sem qualquer tipo de recompensa. Contudo, isso é um engano.

 

O voluntariado, de fato, não traz recompensa financeira, mas o que se recebe vai muito além do material. A recompensa de um voluntário pode estar diretamente relacionado ao tipo de causa em que ele está envolvido. Se atuar em prol de crianças necessitadas, um sorriso de uma criança que antes estava abandonada, pode ser uma bela recompensa. Mas no combate a fome, ver uma família desesperada reunida envolta da mesa partilhando o alimento também é recompensador.

 

Em todos os casos do voluntariado está presente um tipo de amor incondicional, isto é, um amor que não leva em consideração qualquer tipo de condição, seja ela física, financeira, social, ou qualquer outra que se apresente.

 

Entretanto, como podemos responder a pergunta inicial sobre o que é ser um voluntário? Da seguinte forma: ser voluntário é se doar em favor do próximo, amando sem esperar nada em troca, mas recebendo experiências que nos tornam mais humanos e dão um sentido mais belo para vida.

 

Agradecimento aos voluntários

A todos aqueles que investem uma porção de seus preciosos tempos em favor do próximo, queremos deixar o nosso muito obrigado.

 

Vocês fazem esse país cada vez melhor e, por menor que seja sua ação, ela pode ser suficiente para mudar o mundo de uma pessoa.

 

Aos voluntários do Instituto Livres: vocês tornam concretos nossos valores na mais alta competência. Obrigado por abençoar outras vidas com suas vidas e tornar esse instituto uma referência no voluntariado.

 

A todos aqueles que amam de forma incondicional e fazem o mundo um lugar melhor: feliz dia nacional do voluntariado!

 

Você se identifica com nossas causas e quer se tornar um voluntário do Instituto Livres? Clique aqui e entre em contato conosco. 

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?