Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

Dia Internacional do Voluntário: celebrando o amor

Você já se voluntariou por alguma causa?

Ser voluntário é um privilégio que muitas pessoas já conhecem. Doar parte do seu tempo, conhecimento e esforços em prol de uma causa é extremamente gratificante e uma ótima maneira de amar ao próximo e a si mesmo.

Para celebrar essa ação que torna o mundo um lugar melhor para se viver, foi criado o Dia Internacional do Voluntário.

O Dia Internacional do Voluntario é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro. A data tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo. Foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas.

O que é o voluntariado

O voluntariado é um ato de amor, sendo um componente cada vez mais importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade de ajudar o próximo. Para o voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de autorrealização.

De acordo com a ONU, todos os dias, cerca de um bilhão de voluntários fazem a diferença para as pessoas e comunidades onde vivem e trabalham! Os voluntários criam laços sociais e dão voz a grupos marginalizados e vulneráveis.

Razões para se tornar um voluntário

Se tornar um voluntário pode ser desafiador. Afinal, dar sem receber nada em troca exige um esforço contra diversas objeções que surgem em nossa mente.

Contudo, o voluntariado só parece que não oferece nada em troca. Há muitos benefícios que o voluntário pode usufruir deste ano tão nobre.

Neste dia tão especial, queremos destacar para você algumas razões para te inspirar a ser um voluntário:

  • Ajudar o próximo
  • Aumento do bem-estar próprio e do próximo
  • Oportunidade de conhecer novas pessoas
  • Ganhar experiência
  • Conhecer novas realidades
  • Vencer obstáculos

O Livres e o voluntariado

No Livres, valorizamos e promovemos ações que mobilizam e engajam pessoas no voluntariado, seja ativamente, participando na linha de frente de nossos projetos, seja sendo um ‘embaixador’ e apoiador da causa ou mesmo um doador.

E quem pode ser voluntário? Todos!

O Instituto Livres começou em 2006 com o Acolhimento Livre Ser. Ao longo dos anos, ampliou sua atuação para o sertão do Piauí, onde desenvolve a missão social sustentável para promover mudanças efetivas na vida das famílias que vivem em condições de extrema pobreza e necessidade social.

O Instituto Livres realiza os programas Mais Água, Impacto Sertão Livre, Missão Social, e Livre Ser Sertão e Acolhimento.

Para que nosso trabalho continue alcançando mais vidas e transformando-as de maneira positiva, para além do Dia Internacional do Voluntário, queremos te convidar a ser um voluntário do Livres, aproveitando essa data especial e se engajando conosco em uma missão de extinguir os males sociais que afligem nossa sociedade, principalmente os mais vulneráveis.

Venha ser um voluntário do Livres e nos ajude a transformar a vida de milhares de pessoas!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?