Dia da Juventude no Brasil: o futuro do sertão

A juventude é sempre símbolo de esperança. Afinal, em seu pleno vigor físico, cheios de energia, os jovens podem trazer a mudança necessária para o local onde estejam atuando. É nisso que acreditamos: que uma juventude forte e atuante pode fazer a diferença.

 

Partindo desse princípio, dia 22 de setembro, comemoramos o Dia da Juventude do Brasil.

Segundo a pirâmide etária divulgada em 2019 pelo IBGE, 7,3% da população residente é constituída por jovens entre 18 e 29 anos.

 

Neste artigo, queremos focar em um lugar específico do Brasil. Lugar este que ocupa o nosso coração: o sertão nordestino.

 

A juventude e o sertão

O sertão nordestino é um lugar marcado pela seca e pelo clima quente. Contudo, há uma outra questão que assola o sertão: o desemprego.

 

O cenário pouco industrializado e com poucas perspectivas de emprego atinge diretamente a juventude sertaneja.

 

Muitas vezes, vivendo na ociosidade e na necessidade de ter uma renda, o jovem que vive no sertão carece de habilidades básicas de educação e formação, o que dificulta ainda mais seu ingresso no mercado de trabalho. A educação de má qualidade também é outro fator que afeta a juventude.

 

O Livres e a juventude sertaneja

Partindo dessa visão, o Instituto Livres busca reverter esse cenário através do fornecimento da educação de boa qualidade e, principalmente, no aperfeiçoamento de valores e princípios essenciais para o bom desenvolvimento psicológico e espiritual do jovem.

 

Através do nosso programa Missão Social Sustentável, já realizamos em 2021, 42 reuniões do Outcast.

 

 

Nesta reunião, voltada completamente para a juventude, compartilhamos um momento de aprendizado intenso, falando sobre valores, a importância da atuação do jovem na comunidade e assuntos contemporâneos, a fim de consolidar uma juventude forte na atuação pelo sertão.

 

Além disso, regularmente realizamos palestras e workshops onde o jovem tem acesso a orientações e técnicas que podem auxiliar em sua vida profissional.

 

Mas por que fazemos isso?

 

Porque realmente acreditamos que a juventude pode transformar o cenário do sertão nordestino. Queremos dar uma nova oportunidade para esses jovens e, assim, transformar suas famílias e todo o cenário sertanejo.

 

Através da sua doação você pode nos ajudar transformando a vida de centenas de jovens.

 

Clique aqui e faça sua doação. Ajude a transformar o futuro do sertão!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?