Conheça os benefícios da gratidão

Gratidão. Uma simples palavra que transmite um grande ato.

 

De acordo com o dicionário Michaelis, gratidão pode ser definida como um “sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer; agradecimento, reconhecimento”.

 

Contudo, sabemos que ela é muito mais do que um sentimento: é um hábito de um estilo de vida saudável.

 

A gratidão, por sua vez, não é estéril. Nela, se produzem frutos que beneficiam tanto o alvo da gratidão como quem é grato.

 

Neste artigo, separamos alguns desses benefícios comprovados pela ciência para você se tornar uma pessoa ainda mais grata.

 

Vamos conhecer esses benefícios?

 

1. A gratidão melhora a saúde física

 

Pessoas gratas sentem menos dores e se sentem mais saudáveis do que outras, de acordo com um estudo publicado na revista Personality and Individual Differences.

 

Não é de surpreender que as pessoas gratas também cuidem mais da saúde. Elas se exercitam com mais frequência e são mais propensas a fazer check-ups regulares com seus médicos, o que pode contribuir para uma maior longevidade.

 

2. A gratidão aumenta a empatia e reduz a agressividade

 

Pessoas gratas são mais propensas a se comportar de maneira pró-social, mesmo quando outras se comportam de forma menos gentil, de acordo com um estudo da Universidade de Kentucky.

 

Os participantes do estudo com classificação mais alta nas escalas de gratidão eram menos propensos a retaliar os outros, mesmo quando recebiam feedback negativo. Eles experimentaram mais sensibilidade e empatia para com outras pessoas e uma diminuição do desejo de buscar vingança.

 

3. A gratidão melhora a autoestima

 

Um estudo publicado no Journal of Applied Sport Psychology descobriu que ser grato aumentou a autoestima de atletas, um componente essencial para o alto desempenho. Outros estudos mostraram que a gratidão reduz as comparações sociais.

 

No lugar de ficarmos ressentidos com as pessoas que têm mais dinheiro ou empregos melhores – o que é um fator importante na redução da autoestima – pessoas gratas são capazes de valorizar as realizações de outrem.

 

Ser grato pode mudar a sua vida

 

Como podemos ver, a gratidão pode mudar a vida de uma pessoa. Ser grato ao que se tem hoje e ao presente significa ter uma vida mais tranquila, com menos stress, mais saúde e com uma autoestima elevada. Ela é expressa principalmente em atos de amor ao próximo.

 

Convidamos você a expressar sua gratidão apoiando nossas causas e nos ajudando a transformar a vida de milhares de pessoas.

 

Torne-se hoje um doador e compartilhe sua gratidão!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?