Email: office@yourdomain.com
Phone:: +44 20 7240 9319
Fale com o Instituto: 0800-883-6263

Como funciona o Projeto Mais Água?

Projeto Mais Água beneficia milhares de famílias no sertão

O Projeto Mais Água tem como principal objetivo viabilizar soluções hídricas em municípios e comunidades rurais do polígono das secas, região do sertão que mais sofre com os longos períodos de estiagem, onde a população não tem acesso à água potável. Para reduzir as vulnerabilidades no que diz respeito ao acesso à água no Sertão, o Projeto Mais Água é uma solução social humanitária.

Estudos indicam que a variabilidade climática na região do semiárido deve aumentar, acentuando a ocorrência de eventos extremos (estiagens mais severas) com consequências diretas na disponibilidade hídrica. Dessa forma, iniciativas como o Mais Água, que promovem o acesso à água potável, o uso sustentável da água, contribuem para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas. É um esforço de todos nós internalizar essas preocupações, disseminando boas práticas de uso sustentável da água e boas práticas de solidariedade e cidadania.

No combate à falta de água no sertão, temos explorado como soluções sociais neste projeto algumas alternativas, dentre elas:

  • Sistema Dessalinizador
  • Limpeza e manutenção de barragens já existentes
  • Construção de barragens subterrâneas
  • Perfuração de poços artesianos
  • Fornecimento de água a partir de caminhão “pipa” para comunidades onde não há viabilidade para as soluções acima
  • Outras soluções inovadoras aderentes ao propósito

Quanto ao custo/benefício e efetividade, temos operacionalizado com mais frequência a instalação de sistemas de dessalinização junto aos poços de água salobra. Esse sistema é capaz de filtrar os sais da água e, com apenas um equipamento, é possível fornecer água potável a milhares de pessoas por um maior período de tempo.

Hoje temos instalados 10 sistemas de dessalinização e 2 barragens que atendem a 19 comunidades, mais de 1.375 famílias, que somam aproximadamente de 7.000 mil pessoas. O volume de água que já foi tratada e distribuída é aproximadamente 30,5 milhões de litros de água potável, ideal para consumo e preparo de alimentos.

Nosso projeto coopera diretamente com os OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Saúde e Bem-Estar, Água Potável e Saneamento, Redução das Desigualdades Sociais e Parcerias e Meios de Implementação.

O sonho do nosso presidente, Juliano Son, era levar água de qualidade para  todos, e, nesse contexto, surgiu a oportunidade de atuar combatendo a seca e a sede no sertão! Para que possamos avançar em nossa missão, queremos te convidar a fazer parte dela! Se torne um parceiro social do Instituto Livres.

Translate »