Email: office@yourdomain.com
Phone:: +44 20 7240 9319
Fale com o Instituto: 0800-883-6263

Benefícios do trabalho voluntário para a carreira

Grande parte das pessoas buscam ter renomada carreira dentro da sua área de atuação profissional. Pensando em chegar no top muitos investem em cursos de MBA, Pós-graduação, Mestrado e Doutorado. Sem dúvidas que estudar potencializa o alavancamento profissional, mas, o que muitos não sabem é que exercer trabalho voluntário é muito bem-visto dentro das empresas e agrega muito valor na carreira profissional e na vida pessoal.

Trabalhar voluntariamente em prol de uma causa social, seja em qual ONG for, traz experiência e conhecimento em assuntos, antes desconhecidos que irão trazer inúmeros benefícios a curto, médio e longo prazo.

Listamos alguns benefícios citados por voluntários que poderão ser úteis para você:

Mais felicidade: se você já ouviu por aí que ser voluntário faz de você uma pessoa mais feliz, pode confiar. É verdade. Quem garante é um estudo publicado no The Journals of Gerontology, da Universidade de Oxford, em 2005. A pesquisa mostra que o cérebro de voluntários libera mais hormônios como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela felicidade e bem-estar.

Menor risco de morte: um estudo de 2013 publicado na American Psychological Association que mostra que pessoas que fizeram trabalho voluntário reduziram em 47% o risco de mortalidade. Essa notícia é ótima, concorda?

Segundo Carolina Cadengue “quando você tem uma visão de mundo mais ampla e entende muito mais do que os outros passam, você para de focar tanto no seu próprio mundo”. Seja um voluntário, busque algo que motive você a se doar pelos outros.

Comprometimento: o comprometimento no trabalho é uma competência extremamente valorizada nas empresas.

Funcionários que participam de trabalhos voluntários tendem a ter maior vínculo emocional com as empresas na qual trabalham, e estão mais dispostos a cumprirem as tarefas que lhes são designadas, pois criaram senso de responsabilidade através do voluntariado.

Conviver com pessoas diferentes: o convívio com novas pessoas trará ótimos benefícios para quem precisa aprender a se relacionar melhor ou trabalhar em equipe. Fazer voluntariado vai lhe trazer bons amigos, aumentar sua rede de contatos e ainda permitir que você descubra novas oportunidades.

Diana afirma que aprendeu a se relacionar muito melhor depois que passou a fazer trabalhos voluntários: “Muita gente acredita que quem está nesses projetos são pessoas desocupadas, mas é exatamente o contrário. E aí você tem uma troca de experiências que te ajuda muito”.

Esse artigo foi criado com o objetivo de listar alguns benefícios que você vai obter para sua carreira profissional e para a sua vida pessoal sendo um voluntário.

Venha participar das nossas causas sociais! Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua desde 2006 de forma efetiva para a transformação da vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade e alto risco no sertão nordestino.

Nossas causas são:

Acolhimento integral de crianças e adolescentes através do programa Livre Ser.

Soluções de acesso à água potável em regiões do sertão onde a água é escassa ou o acesso é inexistente, por meio do programa Mais Água.

Promoção a saúde, cultura e entretenimento para comunidades do sertão mediante o programa Impacto Sertão Livre.

Saiba mais em institutolivres.org.br

Curta as nossas mídias sociais: Instagram e Facebook.

Converse com a gente 0800.883.6263

 

 

Conteúdo criado por: Renan Lacerda

Translate »