Missão é onde se está!

Onde está a sua missão?

“A sua missão é onde você está”, disse nossa entrevistada há uma voluntária no Impacto Sertão Livre, antes de começarmos.

Formada em Artes e Matemática, Mestranda em Matemática, a mineira Rogéria Aguiar de 50 anos, dedicou sua vida a paixão do magistério, tendo lecionado há mais de 22 anos. Em 11 de Abril de 2011, precisamente na data de seu aniversário, Rogéria viu sua carreira e sonho interrompidos pelo diagnóstico em mãos de um câncer em sua mama direita.

O diagnóstico não foi pior do que a sucessão dos fatos. A urgência de tratamento provocou o desligamento profissional de Rogéria, que em sua precoce “invalidez” recorreu aos órgãos publicos locais da Previdência Social para dar entrada nos direitos e benefícios de sua aposentadoria. Surpresa, ela tem seu pedido negado pela perícia médica. “Eu sempre fui bem-humorada, isto resultou no diagnóstico da perícia como apta ao trabalho”, acrescentou Rogéria.

Iniciou-se assim um longo período de dois anos e meio de tratamento de combate ao câncer, sendo 8 sessões de quimioterapia a cada 21 dias, seguidas de 25 sessões de radioterapia, encerrando no ato cirúrgico de Mastectomia radical: a extração completa da mama direita.

Casada e mãe, foi convencida pelas necessidades a retomar o mercado de trabalho logo assim que reestabelecida do seu tratamento. Encontrou portas fechadas: “as pessoas amavam meu currículo, mas quando me perguntavam o motivo da minha licença e eu respondia a verdade, era dispensada reprovada”.

Rogéria encontrou consolo nas habilidades manuais que herdou de família. Chamou a sua atenção a Amigirumi, técnica japonesa que se utiliza de matemática em sua composição. A receita de confecção são pontos em croché múltiplos de seis. Ela então pesquisou na internet e descobriu a arte de fazer bonecas com esta técnica.

Em 09 de julho de 2017, a vida da ex-professora de matemática ganharia sentido após tantas experiências trágicas: nasce a Boneca Vida! Confeccionada em partes, as bonecas precisam de ter o cabelo confeccionado e costurado ao corpo, foi quando a voz de Deus direcionou: esta boneca dará vida a outras crianças.

A Boneca Vida, hoje patenteada por sua autora e genitora, é uma representação lúdica e consciente sobre a transição capilar que ocorre durante o tratamento oncológico em crianças. As bonecas apresentam a remoção e implante capilar, informando que esta situação é meramente passageira, com amor, empatia e arte.

Agora totalmente dedicada ao serviço voluntário de doação das bonecas Vida, Rogéria se vê surpreendentemente requisitada por diferentes frentes públicas e privadas, governamentais e não-governamentais, no Brasil e exterior. E não para por aí! Como time de confecção foram recrutados vinte moradoras de rua, quarenta mães de crianças em tratamento oncológico, setenta homens da população carcerária da Penitenciária de Segurança Máxima de Viana, no Espírito Santo, e através das oficinas de arte, confeccionam vida para estes pacientes especiais.

Hoje, em missões no Impacto Sertão, Rogéria Aguiar dará oficina gratuitas a quarenta moradoras de São Raimundo Nonato. “Fui inscrita no último dia de inscrição como um presente, sempre foi meu sonho vir ao Sertão”. Hoje, Rogéria reside em Vitória no Espírito Santo, compreende o bem que um aparente mal lhe fez, e parafrasea: “Eu não tinha nada e agora tenho VIDA, e uma história nova e linda escrita pelo dedo de Deus” (música Escrita pelo dedo de Deus, por Thalles Roberto).

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?