Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

10 boas razões para ser um voluntário ‘Amarelinho’

Pensando em se tornar um voluntário? Veja uma lista de motivos que preparamos para te ajudar a se decidir.

 

Aqui no Instituto Livres, os Amarelinhos são os voluntários que atuam no Impacto Sertão Livre em uma série de atividades presenciais que acontecem, anualmente, em janeiro e julho.

 

Voluntário - Impacto Sertão Livre

Voluntários – Impacto Sertão Livre

Depois de cada mobilização, permanecem agentes em campo para continuar o trabalho desenvolvido nas cidades.

 

Durante o Impacto, a equipe de atendimento às crianças se torna criança também. Para ficar nesse time, tem que ter fôlego e muita energia.

 

As visitas são o coração do Impacto. De casa em casa, os Amarelinhos levam amor e esperança às famílias. Para servir nesta equipe, basta um coração disposto.

 

Com a gente, a saúde chega para comunidades e pessoas que nunca viram um médico. Há espaço para todos os profissionais da área e você pode ser um deles!

 

Além disso, há muitas atividades para se realizar no dia a dia da mobilização e cada voluntário é imprescindível para o sucesso.

 

Confira abaixo as 10 boas razões que separamos para você também ser um voluntário! (E você que já é um dos nossos Amarelinhos pode conferir a veracidade de cada uma delas e nos ajudar a compartilhar!).

 

# 10: É bom para você.

O voluntariado oferece recompensas físicas e mentais. Isto mesmo que você leu!

Especialistas relatam que quando você se concentra em alguém que não seja você mesmo, isso interrompe os padrões habituais de produção de tensão, proporcionando uma sensação de relaxamento e conforto.

Agir em favor do outro também torna você mais saudável porque os humores e emoções, como otimismo, alegria e controle sobre as ações, fortalecem o sistema imunológico.

 

 # 9: Potencializa os recursos.

O voluntariado fornece serviços comunitários valiosos para que os recursos financeiros destinados à causa possam ser gastos em produtos, melhorias e outros benefícios.

Quando você investe em seu tempo e força de trabalho, doando-o pelo próximo, você contribui sensivelmente para a potencialização dos recursos, ampliando alcance e resultados.

 

#8: Proporciona experiência profissional.

Você pode testar uma carreira, desenvolver habilidades, treinar capacidades e muitas outras coisas.

Ser um voluntário envolve saber lidar com desafios e confrontos diariamente desenvolvendo e incentivando a atuação em gestão de pessoas e recursos, gerenciamento de crise, comunicação interpessoal, bem como o trabalho em equipe.

 

# 7: Une as pessoas.

Como voluntário, você ajuda a unir e é unido a pessoas de diversas origens para trabalhar em direção a um objetivo comum, construindo camaradagem e empatia mútuas.

 

# 6: Promove o crescimento pessoal e a autoestima.

Compreender as necessidades da comunidade ajuda a promover diversas características pessoais. Ao doar-se em favor de uma causa realizando um bem por livre e espontânea vontade, as recompensas pessoais são incalculáveis.

Estudos indicam melhorias em aspectos psicológicas e de autoestima, bem como no cultivo de aptidões como gratidão, alegria, otimismo, perseverança, confiança e outros.

 

# 5: Fortalece a comunidade atendida.

Como voluntário você ajuda em diversas causas e chega onde os braços das organizações governamentais não puderam alcançar totalmente. Desta forma, é possível, por exemplo:

– apoiar as famílias (visitas domiciliares, orientações jurídicas e aconselhamento)

– melhorar a saúde (consultas, exames, distribuição de medicamentos, orientações)

– apoiar os jovens (cursos técnicos, orientação, eventos culturais, shows)

– apoiar as crianças (atividades lúdicas, recreação, orientação)

E muito mais.

 

#4: Possibilita aprender coisas novas.

Os voluntários aprendem coisas novas sobre si mesmo, governo e comunidade.

Voluntários descobrem talentos ocultos que podem mudar sua visão sobre seu próprio valor.

Através do trabalho com as organizações sociais, como o Instituto Livres, os voluntários aprendem sobre as funções e operações do nosso governo.

Os voluntários também obtêm conhecimento dos recursos locais, projetos, soluções e tecnologias sociais disponíveis para resolver as necessidades da comunidade.

 

# 3: Oferece oportunidade de retribuir.

Pessoas gostam de apoiar os recursos da comunidade que elas mesmas usam ou que beneficiam as pessoas de quem gostam. O voluntariado é sua chance de retribuir o que você também recebe.

 

#2: Encoraja a responsabilidade cívica.

O senso de responsabilidade e o exercício de cidadania são qualidades inerentes ao ser humano. O serviço comunitário e o voluntariado são um investimento em nossa comunidade e nas pessoas que vivem nela.

 

#1: Você faz a diferença.

Cada pessoa conta! E nós contamos com você.

 

Inscreva-se na lista de espera para a próxima edição do Impacto Sertão Livre 2023. Clique aqui agora mesmo!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?