NOTÍCIA
23 de março
Orientações para proteger crianças diante do novo coronavírus
Orientações para proteger crianças e escolas diante do novo coronavírus
O UNICEF divulga orientações para proteger crianças e escolas diante de novos coronavírus que podem e devem ser implementados por todos nós.
O documento fornece orientações cruciais e uma lista de itens que devem ser verificados para manter as crianças seguras. Também são administradas como autoridades nacionais e locais sobre como criar e implementar planos de emergência para manter como instalações educacionais de segurança.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disponibilizou para o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), diretrizes estratégicas para a proteção de crianças e escolas da nova doença coronária .
O documento foi elaborado por Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), UNICEF e Organização Mundial da Saúde (OMS).
No caso de fechamento de escolas – como já foi decretado, as orientações incluem recomendações para mitigar os possíveis impactos negativos no aprendizado e no bem-estar das crianças e dos adolescentes.
Isso significa ter planos sólidos para garantir a continuidade da aprendizagem, incluindo opções de educação a distância – como estratégias de educação online e transmissões de rádio de conteúdo acadêmico e acesso a serviços essenciais para todas as crianças. Esses planos também devem incluir as etapas necessárias para a eventual reabertura segura das escolas.
Onde as escolas permanecem abertas e para garantir que as crianças e suas famílias permaneçam protegidas e informadas, o documento solicita:
1- O fornecimento de informações às crianças sobre como elas devem se proteger;
2- A promoção de melhores práticas de lavagem das mãos e higiene e o fornecimento de suprimentos de higiene;
3- A limpeza e desinfecção de edifícios escolares, especialmente instalações de água e saneamento; e
4- O aumento do fluxo de ar e ventilação.
A educação pode incentivar estudantes a que se tornem defensores da prevenção e do controle de doenças em casa, na escola e na comunidade, conversando com outras pessoas sobre como evitar a propagação de vírus.
O LIVRES atua no acolhimento integral institucional de crianças e adolescentes e não pode parar. Nossos educadores continuam trabalhando em sistema 12-36horas a fim de garantir os cuidados diários que nossas crianças demandam, enfrentando os riscos externos e reforçando os cuidados internos, dentro da equipe e diretamente no trato com os pequeninos. Muitos deles já têm a saúde fragilizada, sem falar nos que têm necessidades especiais. “Uma doença como essa no meio de 40 crianças e adolescentes com mais 42 profissionais em contato diário seria fatal, afirma coordenador das Casas Livre Ser, Daniel Cezário.
Em tempos tão difíceis como esses, os recursos para manutenção das atividades de acolhimento são fundamentais. O apoio e colaboração de nossos doadores é vital. Sabemos que todos estamos vivendo essa crise e a solidariedade e compaixão são o que nos manterão fortalecidos para que obtenhamos uma vitória social coletiva.
Manter operações escolares seguras ou reabrir escolas após o fechamento exige muitas considerações, mas, quando bem feitas, podem promover a saúde pública. Por exemplo, as diretrizes escolares seguras implementadas na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa durante o surto de ebola de 2014 a 2016 ajudaram a impedir a transmissão escolar do vírus.
O UNICEF está incentivando os sistemas educacionais – estejam as escolas abertas ou atuando de forma remota – a que forneçam aos alunos um apoio integral. Além de explicar às crianças como proteger a si mesmas e suas famílias, é preciso facilitar o apoio à saúde mental e ajudar a prevenir o estigma e a discriminação, incentivando estudantes para que sejam gentis uns com os outros e evitem estereótipos ao falar sobre o vírus.
A nova orientação também oferece dicas e listas de verificação úteis para pais e responsáveis, bem como para crianças e estudantes. Essas ações incluem:
1- Monitorar a saúde das crianças e mantê-las em casa, se estiverem doentes;
2- Incentivar as crianças a que façam perguntas e expressem suas preocupações; e
3- Tossir ou espirrar em um lenço de papel ou na dobra do cotovelo e evitar tocar rosto, olhos, boca e nariz.
Fonte: Unicef
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