Como proteger filhos de situações de violação - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: pix@institutolivres.org.br | pix@livres.social

NOTÍCIA

16 de dezembro

Como proteger filhos de situações de violação

Infelizmente, as situações de violação às crianças e adolescentes são algo real – e muitas vezes próximas – de nossa realidade.

 

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos registrou em 2019 86,8 mil violações de direitos de crianças ou adolescentes somente pelo Disque Direitos Humanos.

 

Outro dado de suma importância que nos mostra a proximidade dessa situação é que 81% dos casos de violência contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa.

 

Como pais ou responsáveis, precisamos tomar alguns cuidados para proteger nossos filhos desse tipo de situação.

 

Neste artigo, queremos trazer algumas dicas essenciais para proteger seu filho de situações de violações.

 

Como prevenir situações de violação

Ofereça seu tempo

Envolva-se com outros pais em sua comunidade. Ajude crianças vulneráveis ​​e suas famílias. Quanto mais pessoas conscientes sobre essa situação, mais seguro será o local onde seu filho convive.

 

Examine seu comportamento

O abuso não é apenas físico. Palavras e ações podem infligir feridas profundas e duradouras. Seja um pai ou uma mãe carinhosa. Use suas ações para mostrar às crianças e outros adultos que os conflitos podem ser resolvidos sem bater ou gritar.

 

Eduque a si mesmo e aos outros

Conscientizar crianças e pais pode ser a melhor maneira de prevenir o abuso infantil. Atividades após as aulas, aulas de educação para os pais, programas de orientação e cuidados temporários são algumas das muitas maneiras de manter as crianças protegidas de perigos. Seja uma voz em apoio a esses esforços em sua comunidade.

 

Conheça os sinais

Lesões inexplicáveis ​​não são os únicos sinais de abuso. Depressão, medo de um certo adulto, dificuldade em confiar nos outros ou fazer amigos, mudanças repentinas nos padrões de alimentação ou sono, comportamento sexual inadequado, falta de higiene, sigilo e hostilidade são frequentemente sinais de problemas familiares e podem indicar que uma criança está sendo negligenciada fisicamente, emocionalmente e/ou abusado sexualmente.

 

Denuncie o abuso

 Se você testemunhar uma criança sendo machucada ou vir evidências de abuso, além de comunicar a polícia local você pode utilizar o Disque Direito Humanos – Disque 100. Ao falar com uma criança sobre abuso, ouça com atenção, assegure-a de que ela fez a coisa certa ao contar a um adulto e afirme que ela não é responsável pelo que aconteceu.

 

O Livres e as crianças

A causa da criança é o início do Livres. Após ouvir o relato sobre exploração sexual de crianças no Nepal, o presidente Juliano Son decidiu se reunir com um corpo social para desenvolver e promover ações voltadas à proteção e ao cuidado com crianças.

 

Mobilizou pessoas interessadas na causa e, a partir de sua carreira musical deu início a um projeto de denunciar a situação de violação dos direitos da criança e adolescente por meio de suas canções, dando visibilidade à causa em todos os eventos dos quais participa.

 

Desde então, atua de forma efetiva para a transformação da vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade e alto risco.

 

O primeiro projeto – Casa de Acolhimento Livre Ser – visa ao atendimento e assistência social integral a crianças e adolescentes. Visando expandir o projeto da Casa de Acolhimento Livre Ser para o nordeste, Son mudou-se em janeiro de 2013 para Teresina, capital do estado do Piauí, a fim de estabelecer um centro de acolhimento para atender a crianças e adolescentes em regime integral.

 

O programa promove ações psicopedagógicas de restauração e transformação que preparam a criança e adolescente para serem agentes de suas vidas e de um futuro melhor. Com ênfase no combate a situações de violação dos direitos da criança e do adolescente, visamos contribuir com mudanças positivas no contexto familiar para que elas tenham qualidade de vida.

 

Atualmente estamos operando o projeto com 2 casas de acolhimento na cidade de Santo André, na região do ABC de São Paulo.

 

Desde de 2016, mais de 400 crianças foram acolhidas e mais de 1.700 famílias foram beneficiadas pelo projeto.

 

Convidamos você a conhecer mais sobre  o programa Livre Ser Acolhimento e Livre Ser Sertão para ver como o Instituto Livres tem mudado a vida de crianças!


Últimas notícias

Desafio 18

Impacto Livres celebra 10 anos com edição especial em Simões, Piauí

Por Dentro do Projeto Mais Água: Revelando a Realidade das Comunidades Sertanejas

Buscamos compreender a realidade das comunidades sertanejas do Nordeste brasileiro, o Mais Água visa enfrentar os desafios da escassez de água.

Construindo Futuros Promissores: Compromisso no Combate ao Abuso Infantil

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Livres busca proteção e bem-estar.

Juntos Pelo Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul - Saiba como ser eficiente na ajuda às vítimas dessa terrível tragédia!

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!