Os efeitos da pandemia nas crianças - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: pix@institutolivres.org.br | pix@livres.social

NOTÍCIA

07 de outubro

Os efeitos da pandemia nas crianças

O COVID-19 e a resposta à pandemia tiveram efeitos consideráveis ​​em toda uma geração de crianças – e a recuperação pode levar anos.

 

Desde os impactos externos e até mesmo os internos, a vida das crianças podem ser mudadas completamente – e mudadas para pior.

 

Neste artigo, vamos tratar algumas áreas onde a pandemia deixou sua marca nas crianças.

 

1. Aumento do estresse

Aprendendo em modelos distintos do normal, isolados e socialmente distantes, as crianças e os adolescentes, sem dúvida, vivenciaram o aumento dos problemas de saúde mental, emocional e comportamental decorrentes da pandemia. Mas um dos efeitos que eles também podem estar suportando é o sofrimento emocional dos adultos em suas vidas.

 

Um estudo da Kaiser Family Foundation publicado no início deste ano relata que 4 em cada 10 adultos em todo o país relataram sintomas de ansiedade ou transtorno depressivo – um aumento de quatro vezes em relação aos níveis pré-pandêmicos. E adultos em famílias com crianças menores de 18 anos eram mais propensos a relatar esses sintomas.

 

O estresse em adultos causado pela pandemia também pode afetar crianças que ainda nem nasceram. As pesquisas médicas há muito já demonstraram uma ligação entre o estresse materno e os resultados adversos da gravidez.

 

Um relatório do Journal of Pediatrics cita estudos de acompanhamento de longo prazo de indivíduos concebidos e no útero durante pandemias, desastres naturais e fome, incluindo a pandemia de gripe de 1918-1919, a tempestade de gelo na América do Norte de 1998 e o terremoto chileno de 2010.

 

Esses estudos mostram o potencial de consequências negativas ao longo da vida de tais choques, incluindo menor nível de escolaridade, maior probabilidade de obesidade, doenças não transmissíveis e problemas de saúde mental.

 

2. Problemas de desenvolvimento

Quanto à população atual de crianças que vive nesta época, existem poucos dados sobre os efeitos da pandemia no seu desenvolvimento.

 

O problema atinge todas as faixas etárias. Para as crianças mais novas, o aprendizado de habilidades sociais essenciais pode ser atrasado sem acesso a creches ou encontros para brincar e cobrir o rosto das pessoas que podem conhecer. Para as crianças mais velhas, o isolamento significa menos oportunidades de construir relacionamentos cruciais.

 

A chave para mitigar esses fatores de risco no futuro é envolver todos no mundo infantil para identificar e trabalhar para resolver possíveis problemas.

 

Isso se tornou mais desafiador quando os modelos de ensino online impulsionados pela pandemia removeram uma rede de segurança integral de interações diárias para crianças com professores e funcionários da escola. Também privou milhões de crianças de acesso a clínicas em escolas, muitas vezes seu único meio de assistência médica.

 

3. Experiências adversas da infância

As experiências adversas na infância (EAI) têm sido associadas a problemas crônicos de saúde, doenças mentais e uso indevido de substâncias na idade adulta.

De acordo com os Centers for Disease Control and Prevention (CDC), mais de 60% dos adultos relataram ter experimentado pelo menos um tipo de EAI, como divórcio, morte na família, violência ou qualquer aspecto do ambiente que prejudique a sensação de segurança, estabilidade e união de uma criança. Quase 1 em cada 6 adultos relata ter quatro ou mais tipos de EAI.

 

A medicina pediátrica tem colocado uma ênfase cada vez maior nos últimos anos na identificação e mitigação de EAI, mas a resposta à pandemia pode estar amplificando alguns deles. Isolamento social, perda de emprego, fechamento de escolas e outros fatores estressantes que a pandemia causou podem expor as crianças, especialmente aqueles associados à insegurança no trabalho, alimentação e moradia.

 

O efeito social e econômico da pandemia nas famílias pode durar anos.

 

Muitas crianças e adolescentes devem lidar com a significativa experiência adversa na infância de perder um ente querido.

 

Ajudando as crianças a seguir em frente

Pode levar vários anos até que todos os efeitos da pandemia COVID-19 em crianças sejam conhecidos, e sua recuperação pode demorar ainda mais – se é que se recuperam.

 

Uma das causas do Instituto Livres é a criança. E para atuar nessa causa nós temos os programas: Livre Ser Acolhimento e o Livre Ser Sertão.

 

O Livre Ser Acolhimento é o programa que proporciona moradia, alimentação, proteção, atividades de formação de vínculos sociais, e asseguramos os direitos à saúde e educação, além de acompanhamento sociofamiliar.

Através dele, promovemos ações psicopedagógicas de restauração e transformação que preparam a criança e adolescente para serem agentes de suas vidas e de um futuro melhor. Com ênfase no combate a situações de violação dos direitos da criança e do adolescente, visamos contribuir com mudanças positivas no contexto familiar para que elas tenham qualidade de vida.

 

O Livre Ser Sertão promove, junto à crianças e adolescentes, experiências de socioaprendizagem, na perspectiva do empoderamento, autonomia responsável, dignidade no exercício da cidadania e superação das vulnerabilidades.

 

Por meio de técnicas cognitivo-comportamentais, cooperamos para formação da personalidade, o resgate e a reconstrução de sua história, facilitando a relação entre gerações, familiar e social.

 

Ambos os programas acompanharam de perto esses efeitos da pandemia sobre nossas crianças.

 

Por isso, para garantirmos um futuro digno às crianças e adolescentes que são alcançados por nós, precisamos da sua ajuda.

 

Faça sua doação e nos ajude na transformação de vidas de crianças e adolescentes!


Últimas notícias

Desafio 18

Impacto Livres celebra 10 anos com edição especial em Simões, Piauí

Por Dentro do Projeto Mais Água: Revelando a Realidade das Comunidades Sertanejas

Buscamos compreender a realidade das comunidades sertanejas do Nordeste brasileiro, o Mais Água visa enfrentar os desafios da escassez de água.

Construindo Futuros Promissores: Compromisso no Combate ao Abuso Infantil

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Livres busca proteção e bem-estar.

Juntos Pelo Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul - Saiba como ser eficiente na ajuda às vítimas dessa terrível tragédia!

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!